Iniciativa da CMPC transforma realidade de produtores rurais em Santa Margarida do Sul

Iniciativa da CMPC transforma realidade de produtores rurais em Santa Margarida do Sul

A CMPC tem como propósito apoiar iniciativas que, por meio de inovação social nas comunidades em que atua, atendam aos pilares de geração de renda, educação e qualidade de vida, além de gerar valor compartilhado e promover a evolução dos indicadores sociais.

A política de responsabilidade social da companhia se reflete em um significativo programa de ações socioambientais, educativas e culturais, desenvolvidas e incentivadas que estimulam o potencial das comunidades onde a empresa está presente, maximizando o ganho social proporcionado pela sua atividade econômica. A base de plantios florestais manejados pela CMPC está distribuída em mais de 71 municípios do Rio Grande do Sul em um conjunto de 918 hortos florestais.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade de Santa Margarida do Sul e contribuir para o desenvolvimento local, em novembro de 2019, a CMPC mapeou as necessidades de sete famílias da Associação Amigos da Terra, do Assentamento Santa Verônica, e identificou que poderia dar apoio financeiro para a aquisição de materiais e insumos para alavancar e diversificar o cultivo dos hortifrutigranjeiros na região.

Em parceria com a Associação Amigos da Terra, do Assentamento Santa Verônica, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Margarida do Sul, a empresa realizou a inclusão social e produtiva por meio de hortifrutigranjeiros, com a compra de calcário, adubo, sementes, entre outros itens, e houve também apoio para a implantação de estufas e hortas nas propriedades de cada uma destas famílias.

“O engajamento com estas pessoas e demais organizações que já atuavam no território permitiu identificar as necessidades de apoio às atividades de agricultura familiar de modo que as famílias mais vulneráveis pudessem gerar renda a partir de suas atividades produtivas. Uma verdadeira iniciativa de geração de valor compartilhado cocriada com a comunidade, ou seja, além de gerar renda, também criou valor para a sociedade, desenvolvendo as capacidades destes empreendedores locais”, explica Daniel Ramos, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC.

A partir daí houve a execução de diversas atividades, como visitas técnicas, reuniões e oficinas práticas, além de outras ações relevantes para o andamento do programa, como o contato com entidades parceiras, com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

“Agradecemos imensamente o apoio da CMPC pela doação de estufas, adubo, calcário e sementes para a nossa família e para outras beneficiadas pelo ‘Amigos da Terra´. Estamos conseguindo dar andamento à produção de hortifrutigranjeiros mesmo com a escassez de água”, afirma Jovani Póia, produtor e presidente da Associação Amigos da Terra.

A ação foi concluída em fevereiro de 2020 e alcançou todos os objetivos com o empenho das famílias rurais, entidade de assistência técnica, entidade fomentadora e poder executivo, gerando valor para os hortifrutigranjeiros e contribuindo para o desenvolvimento da região.