Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Importância da manutenção das bulas impressas de medicamentos e a posição da ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reitera sua posição a respeito da relevância da manutenção das bulas impressas de medicamentos como fonte primária e essencial de informações para pacientes e profissionais de saúde.

Bulas Impressas: uma fonte de informação fundamental

As bulas impressas têm desempenhado um papel crucial na comunicação clara e precisa de informações vitais sobre medicamentos para os consumidores. Ao longo dos anos, têm sido uma ferramenta confiável para fornecer detalhes como dosagem, efeitos colaterais, interações medicamentosas, contraindicações e instruções de uso. A disponibilidade das bulas impressas tem sido especialmente valiosa para pacientes que podem não ter acesso fácil a recursos on line ou eletrônicos. No Brasil são 40 milhões de brasileiros nesta condição. Além disso, pelo Código de Defesa do Consumidor, todo cidadão tem o direito de ter fácil acesso a informações, principalmente as vitais à sua saúde.

Segurança e Confiabilidade nas informações

A ANVISA enfatiza a importância da segurança e da confiabilidade das bulas impressas, as quais são revisadas e aprovadas pelas autoridades competentes, garantindo que as informações fornecidas sejam baseadas em evidências científicas e sigam rigorosos padrões regulatórios. Essas bulas impressas são um recurso vital para evitar erros de medicação e garantir a administração correta e segura de medicamentos. As bulas on line podem coexistir, como um reforço importante. Mas nunca substituir – tanto pela dificuldade de acesso de cerca de 20% da população brasileira (citado acima) como o fato do risco de haver um problema e não se ter acesso á plataforma eletrônica (seja por um ataque cibernético ou um bug qualquer como ocorreu recentemente com o banco Itaú que deixou correntistas sem acesso por mais de 24 horas).

Posição da ANVISA

A ANVISA mantém sua posição de que as bulas impressas de medicamentos devem continuar a ser disponibilizadas como parte integrante da embalagem dos produtos farmacêuticos. Embora existam, como complemento, as informações digitais, as bulas impressas garantem a acessibilidade universal e democrática às informações essenciais sobre medicamentos.

Declaração oficial da ANVISA

“As bulas impressas desempenham um papel central na promoção do uso seguro e adequado de medicamentos. Estamos comprometidos em manter a integridade dessa fonte de informação vital para a saúde pública e continuaremos a exigir a inclusão de bulas impressas de alta qualidade em todas as embalagens de medicamentos.”

A ANVISA reforça seu compromisso em garantir que os pacientes e profissionais de saúde tenham acesso a informações precisas e confiáveis sobre medicamentos e a manutenção das bulas impressas é um passo importante nessa direção.