Ibema: relatório sustentável, diagnóstico claro e estratégia alinhada ao negócio da empresa são pontos-chave para um efetivo posicionamento em ESG

Ibema: relatório sustentável, diagnóstico claro e estratégia alinhada ao negócio da empresa são pontos-chave para um efetivo posicionamento em ESG

Apesar de estarem atentas aos aspectos ESG, muitas empresas ainda carecem de dados que as orientem na tomada de decisões relacionadas às esferas ambiental, social e de governança.

As informações necessárias para nortear ações tão importantes para o futuro sustentável dos empreendimentos podem vir de inúmeras fontes. Como exemplo, pesquisas de hábitos de consumo das novas gerações são cruciais para mapear o rumo da indústria, comércio e serviços – basta ver que 93% dos millennials (jovens nascidos entre 1980 e 2000) só investem em empresas ou veículos “sustentáveis”, enquanto apenas 28% dos baby boomers, nascidos na década de 1940 a 1960, levam isso em consideração. Os dados são do Economist Intelligence Unit.

Outro dado importante: de acordo com relatório dos Objetivos do Milênio da ONU (ODS), ainda que 84% das empresas realizem ações em prol dessas metas globais de desenvolvimento, apenas 39% das organizações as consideram ambiciosas e baseadas na ciência e demandas da sociedade.

É por isso que a Ibema mantém ações integradas, que passam por todos os times em prol da sustentabilidade na prática – afinal, os investimentos ambientais e sociais estão no DNA desde sua fundação, há 66 anos. A gestão da água, dos resíduos e efluentes, além do manejo ideal de todos os recursos, sempre foram prioridade – prova disso é que a empresa acaba de se tornar 100% Aterro Zero.

Em busca de dados confiáveis e de um diagnóstico completo de todas as suas áreas, e em linha com o que há de mais avançado no mercado, a Ibema criou uma força-tarefa para produzir seu primeiro relatório sustentável aos moldes GRI (Global Reporting Initiative). Trata-se de um documento robusto, com informações sobre a atuação da empresa nos quesitos socioambientais, econômicos e de governança, capaz de direcionar a busca por oportunidades e novos compromissos.

“A Ibema está atenta a tudo o que envolve o tema ESG, não apenas no âmbito de sua atuação, mas também além de seus portões”, explica a gerente financeira da Ibema, Débora Botini, que lidera o comitê GRI ao lado da gerente de SGI, Qualidade e Meio Ambiente, Andrea Pegorini.

Para garantir a representatividade e engajamento de toda a empresa, a Ibema formou um comitê com diretores e lideranças de diversas áreas. Além disso, tem como objetivo engajar todos os colaboradores às práticas Ibema para os pilares ESG. O primeiro relatório, que tem por base o ano de 2020, fortalecerá o compromisso da companhia e direcionará a construção dos pilares estratégicos na jornada ESG.

“Entendemos que este será o primeiro passo para consolidar nossa atuação até aqui e fomentar a cultura ESG. Queremos ser referência, demonstrar perenidade e compromisso nesses três pilares, tanto para os brand owners quanto para toda a sociedade e o mercado em que atuamos”, explica Débora.

A consultoria Visão Sustentável apoia a construção desse processo, que deve ter o primeiro relatório pronto dentro de dois meses – e a ideia é que a obtenção de dados seja contínua e fonte confiável para decisões sempre em linha com os interesses de todos os stakeholders da Ibema.