Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Ibá integra sistema de logística reversa de embalagens da FIESP

Com o objetivo de ampliar os esforços de consolidação da economia circular, a Ibá assinou o termo de compromisso com o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral junto à Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp). Essa é uma solução conjunta da indústria e do setor de reciclagem frente ao desafio da gestão de resíduos sólidos domiciliares urbanos no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). O objetivo principal dessa modelagem é a reinserção no ciclo produtivo de embalagens, após uso pelo consumidor.  

O setor de base florestal investe fortemente no desenvolvimento de soluções para a ampliação do uso de fibras recicladas. Esses investimentos podem ser observados na constante evolução das taxas de recuperação do segmento, que é estimada em 68% de todo o papel consumido passível de reciclagem. O Brasil já figura, considerando essa matéria-prima, entre os principais países recicladores do mundo.  

Para a Ibá, a ampliação das taxas de recuperação depende do envolvimento de todas as esferas, desde o consumidor que precisa dar a correta destinação para suas embalagens, até às prefeituras e concessionárias de resíduos urbanos, que precisam oferecer ampliação da cobertura desse serviço. Ao integrar o Sistema de Logística Reversa de Embalagens da Fiesp, a Ibá espera fortalecer ainda mais os esforços de engajamento do consumidor final e o fortalecimento de toda a cadeia de reciclagem.  

Para as empresas fabricantes de papel embalagem associadas à Ibá, o sistema da Fiesp oferece a vantagem de ser uma iniciativa consolidada e que já vem apoiando os participantes na adequação às regulamentações legais que impõem responsabilidade socioambiental, utilizando-se de tecnologia, transparência e escala para diminuir o custo sistêmico. O modelo da Fiesp prevê métricas por tipo de material, estando alinhado também aos objetivos do Ministério do Meio Ambiente. A Federação da Indústria de São Paulo vem buscando ampliar o escopo para que essa modelagem se torne nacional, a fim de ficar vinculada aos objetivos do MMA.  

O sistema da Fiesp também atende a nova decisão de diretoria da CETESB DD 114/2019, que reconhece os certificados de Reciclagem de Embalagens em Geral, principal mecanismo do sistema. Atualmente, conta com 1002 empresas (indústrias, comércio e importadores), 27 operadores privados e 12 cooperativas de catadores, além de 52 associações e sindicatos representantes dos mais diversos setores. A Ibá é a primeira associação de empresas produtores de matéria-prima a ingressar no sistema.  

Conceito geral

O Sistema de Logística Reversa de Embalagens consiste na comprovação de dados e metas pelos fabricantes dos bens de consumo, os quais adquirem Certificados de Reciclagem (CRE), emitidos com base na comprovação da comercialização dos materiais recicláveis, por meio de notas fiscais, emitidas por Operadores, sejam empresas privadas ou cooperativas e as atividades recicladoras.  

O diferencial do Sistema é a rastreabilidade do processo, realizado por empresa privada denominada Certificadora, que tem entre as suas funções a homologação dos Operadores; o levantamento da massa de embalagens dos fabricantes; a checagem da origem e validade das notas fiscais, da operação de venda do material, entre outros. Ao final, todo o processo é checado por auditoria externa de renome.