Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 172

Ibá Digital 172 | Outubro de 2024Newsletter do setor de árvores cultivadas


'Brasil que dá certo'

Ibá recomenda leitura do artigo “Brasil que dá certo”, de Paulo Hartung, presidente da Ibá, no Estadão, que fala do setor de árvores cultivadas como exemplo do Brasil que dá certo, uma bioeconomia em larga escala que oferece a mais de 2 bilhões de planetários uma gama de bioprodutos. Exemplos desse sucesso estão registrados no Relatório Anual da Ibá. 


'A COP da Biodiversidade'

Outra sugestão é o artigo “A COP da Biodiversidade”, também de Paulo Hartung para a CNN. O executivo escreve sobre as expectativas e os desafios para a COP16 da Biodiversidade, realizada neste mês, na Colômbia. Fala ainda sobre a participação do setor de árvores cultivadas no evento, como exemplo de indústria que atua para a proteção da biodiversidade no planeta. 

 
Publicação “Biodiversidade: um compromisso do setor de árvores cultivadas' é lançada pela Ibá
 
A Ibá lançou a publicação “Biodiversidade: um compromisso do setor de árvores cultivadas'documento que reúne as ações e projetos que já estão sendo implementados pelas empresas e que contribuem diretamente para o alcance das 23 metas globais do Marco Global Kunming-Montreal.

Foram selecionados os exemplos a partir de 200 notáveis ações enviadas pelas empresas. Entre as associadas participantes estão Bracell, Cenibra, CMPC, Dexco, Eldorado Brasil, Eucatex, Gerdau, Irani, Klabin, Melhoramentos, Norflor, Suzano, Sylvamo, TRC, TTG Brasil e Veracel, cujas iniciativas exemplificam o engajamento de cada uma no zelo pela biodiversidade e no avanço das práticas sustentáveis.

Os esforços de cada companhia não se limitam às ações e aos projetos apresentados na publicação.

 
O caderno foi destaque no Valor Econômico

Confira também um vídeo sobre o tema da biodiversidade.

 
 

Ibá publica vídeo sobre Mudanças Climáticas nas redes sociais

Adriano Scarpa, gerente de Mudanças Climáticas, explica como o setor de árvores cultivadas contribui para o combate às mudanças climáticas.

Atualmente, o setor de base florestal passa por uma expansão em suas atividades com perspectivas de crescimento nos próximos anos. As remoções e os estoques de carbono dessas florestas são vetores essenciais para a descarbonização e poderão auxiliar o Brasil no atingimento de suas metas do Acordo de Paris. Essas práticas contribuem significativamente para a redução das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, ajudando a mitigar as mudanças climáticas.

Assista o vídeo aqui.
Vamos, juntos, levar às mensagens do setor mais longe.
 
Ação #CirculeUmLivro, idealizada pela Ibá e a Abigraf, concorre ao Prêmio HDOM

A Ibá, com o projeto *#CirculeUmLivro*, está concorrendo ao *Prêmio HDOM, na categoria 'Destaque Institucional'*. Essa categoria visa premiar ações desenvolvidas pelas associações e instituições sem fins lucrativos, que estejam ligadas a cadeia produtiva de base florestal.

Para votar, acesse o site e selecione o projeto “Nacionalização do #CirculeUmLivro”.

A campanha #CirculeUmLivro, organizada pela Ibá e a Abigraf, promove a troca gratuita de livros e atividades educativas, convidando as pessoas a refletirem sobre a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, além de incentivar a economia circular entre os brasileiros.

Agradecemos o apoio de todos. 

O boletim desse mês reforça a importância das áreas de árvores cultivadas para a apicultura e a meliponicultura, atividades essenciais para a preservação da flora e para a produção apícola no Brasil. 
Adami e a Apicultura: uma parceria sustentável para a comunidade e o meio ambiente
Caracteriza-se pela instalação de aproximadamente 240 caixas de abelhas, distribuídas em quatro municípios e oito diferentes unidades de manejo
Apicultora quilombola se torna a 1ª mulher apta a fazer inseminação instrumental de abelhas na Bahia
Janete Neves, da comunidade de Piaçava, em Esplanada, lidera associação com forte presença de mulheres locais
Apicultura Sustentável em Parceria com a Comunidade
Em 2023, foram produzidas 167 toneladas de mel por 135 apicultores, um aumento de 122% em relação ao ano anterior

Com Favos do Sul, CMPC reafirma compromisso o meio ambiente e o bem comum
Programa permite a instalação de colmeias nos hortos florestais da companhia e gera renda para entidades beneficentes e sem fins lucrativos, como escolas e APAEs 

Programa de Apicultura da Eucatex completa 20 anos
As famílias parceiras exploram a florada do eucalipto em área cedidas pela empresa, recebem treinamento da Unesp, compartilham conhecimento e obtêm renda

Klabin fortalece apicultura em municípios catarinenses
Atualmente, a produção média por colmeia na região varia entre 20 e 30 quilos, mas há potencial para alcançar até 100 quilos com o manejo correto

Papirus fortalece a biodiversidade com a manutenção de apiários em sua fábrica
O projeto, realizado em parceria com um apicultor local, contribui para a manutenção de duas espécies de abelhas no apiário, que produz 52 quilos de mel anualmente

Suzano apoia apicultores em diversas regiões do país
Aproximadamente 30% dos apicultores da região atuam em áreas onde a companhia está presente

Projeto Apiários | TTG Brasil
Atualmente tem-se 10 associações e 64 apicultores nas áreas dos empreendimentos

Veracel é parceira estratégica no fortalecimento da produção de mel no Extremo Sul baiano
Além de ceder as suas áreas para uso compartilhado com os apicultores, a empresa contribui estruturalmente para as práticas apicultora e meliponicultora no sul da Bahia

 

 

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.