Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 139

Ibá Digital
Avistamentos
 
Para encerrar o mês dedicado ao Dia Internacional da Biodiversidade, o Ibá Digital da semana traz iniciativas de Avistamentos de Fauna e Flora, em que as associadas compartilharam programas e ações de monitoramento com colaboradores e comunidades, destacando a importância dos flagrantes das espécies presentes nas florestas brasileiras e, por vezes, ameaçados de extinção, e que encontram refúgio em áreas do setor. Além disso, a Ibá fez uma ação especial nas redes sociais divulgando imagens de avistamento. Mais de 20 associadas participaram, rendendo muito engajamento com o público e mais de 150 posts com a hashtag #NossaFlorestaTem. 

O setor de árvores cultivadas acredita em uma produção aliada com a conservação e, para isso, investe em relevantes práticas em prol da biodiversidade e do meio ambiente. 

Boa leitura e cuide-se.
Bracell
Preservação contribui para o avistamento de animais em áreas da Bracell 
 
Mais de 2.267 animais foram avistados nas áreas de influência da Bracell na Bahia e em São Paulo, entre 2016 e 2020. Os dados evidenciam o alto nível de preservação e conservação da fauna e da flora e o comprometimento das equipes, contribuindo para a tomada de medidas de manejo florestal. Na Bahia, foram 1.162 avistamentos em 163 diferentes áreas na região do litoral norte e agreste baiano. Já nas propriedades em São Paulo, no mesmo período, foram 1.105 registros do tipo em 291 fazendas.

A maioria dos registros aconteceu em regiões próximas às Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs) e, cerca de 70% dos avistamentos, foram quando os animais faziam a travessia nas estradas florestais da região.

O programa 'Olho no Bicho', em São Paulo, é uma importante ferramenta de engajamento dos colaboradores e os resultados demonstram que o manejo adotado contribui para a manutenção da biodiversidade. 

A Bracell promove treinamentos específicos para os colaboradores, capacitando-os para agir corretamente ao encontrar os bichos. Os participantes aprendem a fazer o manejo e o resgate, inclusive de animais peçonhentos, em situação de vulnerabilidade.

 
Duratex
A sustentabilidade é um compromisso diário

A sustentabilidade vai muito além de uma responsabilidade, é um compromisso diário e que se faz presente em todas as atividades. Como parte deste papel, nas áreas florestais da companhia é feito o 'Lente Animal', um programa de registro de fauna e floresta que busca, por meio de registros fotográficos feitos por colaboradores, ampliar a visão da empresa em relação à fauna e os ambientes onde atua. De acordo com o Plano de Manejo divulgado pela empresa, somente em 2020, mais de 800 registros foram realizados de forma espontânea.

Outro dado relevante é que as áreas florestais da Duratex que, juntas, somam mais de 150 mil hectares de árvores cultivadas de eucalipto e de conservação, servem de refúgio para mais de 2.4 mil espécies de fauna e flora. 

Para saber mais sobre a atuação da companhia, acesse.

 
Eldorado
Monitoramento e presença de animais indica alto nível de sustentabilidade às operações da companhia 
 
A Eldorado Brasil entende que as florestas têm valor socioambiental, desenvolvendo operações em mais de 200 mil hectares de florestas plantadas, mantendo outros 110 mil hectares de conservação. A companhia apresenta medidas para melhorar os atributos e reduzir ameaças, especialmente nas Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC).
 
O plano de monitoramento de fauna avalia a efetividade das medidas de conservação e baliza novas ações, focando na preservação da biodiversidade presente nas áreas da companhia, com a presença de espécies  endêmicas dessa região do Cerrado ou tratados como quase ameaçadas pelo MMA e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). As espécies avistadas englobam:
 
Avifauna: 117 espécies de aves, pertencentes a 42 famílias, incluindo espécies ameaçadas, como o urubu-rei (Sarcoramphus papa), papagaio (Amazona aestiva), gralha-do-campo, mutum-de-penacho (Crax fasciolata) e papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops).
 
Herpetofauna: Perereca-cabrito (Hypsiboas albopunctatus) e Pererequinha (Dendropshophus nanus), indicando microhabitats peculiares e ideais para a reprodução de cada espécie. Presença de anfíbios vocalizando - utilizadas como sítios de reprodução.
 
Mastofauna: 16 espécies de mamíferos de médio e grande porte, pertencentes a oito famílias, em quatro ordens. As principais espécies foram: Anta (Tapirus Terrestris), Veado (M.gouazoubira e M.americana), Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), Queixada (Tayassu pecari), Onça Parda (Puma concolor).
 
Ictiofauna: Nas áreas de influência do Charco foram identificados 48 indivíduos, distribuídos em 11 famílias, representando cerca de 21% da riqueza esperada para a região do complexo Aporé-Sucuriú.

 
Eucatex
Um dia normal de trabalho. Será?
 
A onça parda é bastante comum nas áreas da Eucatex. Possui hábito noturno e, na maioria das vezes, é avistada apenas por meio de armadilhas fotográficas, as câmeras trap. Praticamente todos os meses a espécie é registrada nos monitoramentos.

Já imaginou se deparar com uma dessas em um dia normal de trabalho? Um colaborador da Eucatex, ao transitar de carro pela Fazenda São José do Bromado, em Itatinga, interior de São Paulo, deparou-se com o felino e fez um ótimo registro. O relato é fruto do monitoramento para identificar e quantificar as espécies de fauna silvestre para o levantamento da biodiversidade nos remanescentes de vegetação natural. 

A companhia também emprega medidas visando a proteção de suas áreas como vigilância patrimonial, sinalização de proibição de caça e pesca, sistema de controle a incêndios florestais, colheita em sistema de mosaico, ações favorecendo a conectividade entre remanescentes naturais e conscientização ambiental junto às comunidades e aos colaboradores, tendo como compromisso a promoção das melhores práticas. 

Até 2020, já foram avistadas 309 espécies de fauna, 53 delas de mastofauna (mamíferos que podem ser aquáticos e terrestres), 256 de avifauna, além de 25 espécies endêmicas da mata atlântica e 09 espécies do cerrado, e outras 27 que apresentam algum grau de extinção em São Paulo, como lobo-guará, macaco-prego e tamanduá bandeira. Os dados demonstram que as áreas naturais oferecem um bom suporte para a fauna local e que o manejo não tem causado impactos na fauna.

 
International Paper
International Paper mantém museu de fauna e flora em sua sede florestal

A International Paper desenvolve projetos de monitoramento de fauna e flora, voltados à complementação de informações e conscientização sobre a conservação dos ecossistemas naturais para um desenvolvimento sustentável.

O programa 'Bem-te-vi', desde 2007, vem registrando diversas espécies da fauna silvestre que aparecem nas unidades de Manejo Florestal da IP. Até hoje, cerca de 420 profissionais e prestadores de serviço contribuíram, gerando nos últimos 14 anos mais de 2.300 registros de avistamentos. Já foram contabilizados cerca de 185 espécies dentre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados, das quais 11 encontram-se atualmente sob algum grau de ameaça, com destaque para a onça-parda, lobo-guará e tamanduá-bandeira, inclusos na categoria vulnerável quanto ao grau de ameaça em nível estadual (SP), nacional e global (IUCN). 

A empresa também mantém um museu em sua sede Florestal, em Mogi Guaçu, São Paulo, que armazena exemplares de animais taxidermizados (empalhados) e propágulos da flora regional. Dentre as 48 espécies de animais em exposição, alguns estão ameaçados de extinção. Esses animais foram encontrados mortos e em bom estado de conservação nas áreas da IP, permitindo o processo de taxidermização e armazenamento. Há também insetos, esqueletos de animais, amostras de solo, moldes de pegadas de animais em gesso e xiloteca (coleção de amostras de madeira). O espaço possibilita a apresentação didática e visual das ações em Meio Ambiente e Sustentabilidade Florestal que a IP desenvolve, assim como educação ambiental, abordagem sobre certificações, estudos e projetos ambientais. 

 
Klabin
O monitoramento de animais faz parte das ações da Klabin em prol da preservação da biodiversidade

A conservação do meio ambiente faz parte das premissas de atuação da Klabin e, neste sentido, merece destaque o monitoramento da fauna, que permite o acompanhamento de diversas espécies de animais que habitam nos hectares das florestas.
 
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra da Farofa, em Santa Catarina, realiza pesquisas e monitora animais na área da Mata Atlântica na região. O Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), localizado dentro da RPPN, recebe pesquisadores, que acompanham a fauna e avistam animais do bioma. Em 2017, foi possível registrar, pela primeira vez, um anfíbio raro e ameaçado de extinção, a Perereca-de-vidro. No mesmo ano, a equipe da Klabin avistou, na área florestal da RPPN Fazenda Monte Alegre, no Paraná, uma onça-pintada, a Panthera Onca, ameaçada de extinção e que não era vista há mais de 20 anos na região. O registro foi realizado em conjunto com a Consultoria Casa da Floresta, a partir de câmeras fotográficas noturnas. 

A identificação destas espécies indica os benefícios do mosaico florestal. O trabalho de monitoramento dos animais também é realizado no Parque Ecológico Klabin (PEK), no Paraná, com o acompanhamento de espécies de fauna e flora, com as câmeras armadilhas ou câmera trap, observando e identificando quais e quantas espécies de animais existem naquele bioma, bem como a disponibilidade de alimentos. O trabalho do PEK também é voltado para a conservação da diversidade biológica, reabilitação de animais, preservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção, desenvolvimento de pesquisas científicas e apoio a projetos de educação ambiental. 

No Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) foi lançado o site oficial do PEK, possibilitando visita virtual ao local, com vista panorâmica de 360º, por meio do qual é possível conhecer os 180 animais de 50 espécies que vivem ali, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.

 
TTG Brasil
Coleta de dados para registro de avistamentos

Recentemente, a empresa adotou a ferramenta de coleta de dados Survey 123 do ArcGIS, para registrar os avistamentos de fauna em campo com o uso de smartphones e/ou tablets mesmo sem conexão com a internet. Desta forma, a equipe de Vigilância Patrimonial e os colaboradores internos podem apontar qualquer animal avistado em campo, seja por registro visual ou por vestígios de fezes e pegadas. Em 2020, durante a aplicação, foram registrados mais de 500 avistamentos de fauna, entre eles espécies como Lobo Guará e Anta, além de outras que são vulneráveis ou ameaçadas de extinção. As informações levantadas são registradas no Power BI e apresentadas como indicador de manejo adequado durante as auditorias de manutenção do certificado do FSC.
Suzano
Em parceria com o Insituto Ecofuturo, Suzano atua na conservação da biodiversidade

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas, possui reserva ambiental com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração, e com mais de 1.200 espécies da biodiversidade já registradas.

No Parque das Neblinas, é comum animais serem flagrados pelas câmeras trap, armadilhas fotográficas distribuídas em pontos estratégicos. Neste ano, foram registradas as visitas de uma fêmea de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) com seu filhote e de dois quatis (Nasua nasua) que escalavam uma árvore. Em relação à ameaça, ambas as espécies são classificadas como Pouco Preocupante (LC) na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). 

Os registros são essenciais para o monitoramento da fauna no parque e complementam ações de pesquisa e fiscalização. Outros animais já foram flagrados na reserva como onça-parda, gambá-de-orelha-preta, gato-mourisco, anta entre outros.

O Parque das Neblinas também contribui para a conservação da bacia do rio Itatinga e funciona como zona de amortecimento para o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do País, o Parque Estadual da Serra do Mar de São Paulo (PESM) e a Serra de Paranapiacaba. O Parque das Neblinas é reconhecido, desde 2006, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO. 

 
Veracel
Avistamentos

A Veracel monitora todas as áreas da empresa, em seus mais de 198.050,53 de área total e 99.666,35 ha de área voltada para a proteção ambiental. Com isso, acumula registros importantes de avistamento de animais na região Sul da Bahia, onde está localizada. 

Em quase 30 anos de operação na região e na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, já houve o registro de avistamentos de diversos animais endêmicos, muitos ameaçados de extinção ou espécies que não eram avistadas há muito tempo. A Veracel possui registros de onça-pintada, mico-leão-da-cara-dourada, harpias, jacu-estalo e o urutau-de-asa-branca entre outras espécies.

Reconhecida pela UNESCO, a Estação Veracel está entre as 20 áreas do mundo com maior número de indivíduos. 

Um importante animal encontrado na RPPN é o crejoá (Cotinga maculata), endêmico da Mata Atlântica e que ocorre principalmente na Bahia. Estima-se que haja menos de 250 indivíduos maduros na natureza e seu declínio populacional é principalmente devido à perda de habitat e captura de indivíduos para o comércio ilegal. O crejoá está classificado como criticamente em perigo, de acordo com o Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção.

Seu avistamento é considerado raro e indica o alto nível de conservação da RPPN Estação Veracel. O crejoá também já foi avistado nos Parque Nacional do Pau Brasil e do Monte Pascoal.  

 
WestRock
Cerca de 143 espécies de animais avistadas nas áreas florestais

O manejo florestal sustentável conserva habitats naturais onde animais e plantas vivem e se reproduzem. Por meio do monitoramento de biodiversidade, realizado periodicamente há mais de 26 anos, a WestRock protege espécies que habitam as florestas. Ao longo desses anos, já foram identificadas 355 espécies de fauna e 239 espécies de flora, sendo que, pelo menos, 33 espécies de fauna e flora preservadas em florestas são ameaçadas de extinção. 

Para ampliar a base de dados e coletar ainda mais informações sobre os animais e plantas, há instruções para avistamentos de espécies, que são realizadas por funcionários e terceiros. Os funcionários são orientados, por meio de Diálogos Diários de Segurança e treinamentos, a reportarem quando avistam um animal por meio de formulário online ou pelo sistema de meio ambiente. A partir disso, são geradas bases de dados e gráficos para o acompanhamento das informações. 

Nas áreas florestais, desde 2019 já foram avistados 143 espécies de animais como bugios, jacus, quatis, veados, gralhas e siriri. A iniciativa incentiva os funcionários a colaborarem com o monitoramento das espécies durante suas rotinas de trabalho, pois esse engajamento contribui para que os registros continuem ocorrendo de forma constante.
 
Ibema moderniza plataformas com software em nuvem

Na jornada de transformação digital trilhada por inúmeras empresas brasileiras e acelerada pela pandemia da Covid-19, uma das principais ferramentas é a adoção de software em nuvem. Esse é um divisor de águas para as áreas tecnológicas e que abre portas para a modernização de vários processos. Entre os benefícios estão a agilidade na disponibilização de sistemas para atender a velocidade do negócio, o alto poder computacional dessas plataformas e os custos cada vez mais acessíveis.

A Ibema realizou a migração para a nuvem do Sistema de RH, Senior, passando a utilizá-la na modalidade de serviço, ou seja, como software as a service (SaaS), o que, além de reduzir custos com manutenção interna do sistema, trouxe agilidade em configurações e atualizações, permitindo ao time de TI dedicar mais tempo a atividades que gerem valor para o negócio da companhia.
 
Ponsse Brasil comemora 15 anos de desenvolvimento no setor florestal brasileiro

Em 2021, a Ponsse comemora 15 anos de atuação no mercado Brasileiro. Nesse período, a empresa se destacou no país com a criação de soluções sustentáveis voltadas às necessidades dos clientes locais. O mesmo motivo que a trouxe para o Brasil permanece como principal aposta da empresa finlandesa de máquinas florestais: a alta capacidade produtiva e o crescimento em potencial das florestas plantadas. 

Um das empresas mais relevantes para o setor, a história da Ponsse no Brasil começou com a fundação da unidade de Mogi das Cruzes, em 2006, e o início da fabricação de cabeçotes para colheita de eucalipto no país, projeto que foi encerrado anos mais tarde, tendo todos os produtos importados da Finlândia. 
 
Suzano divulga Relatório Anual 2020

A Suzano divulgou o Relatório Anual 2020, ano em que a companhia instituiu seu Propósito Organizacional, 'Renovar a vida a partir da árvore', e colocou em prática seus direcionadores de cultura. A publicação é marcada pelo desempenho da empresa nos aspectos social, econômico e ambiental em meio à crise sem precedentes na história mundial, ocasionada pela pandemia do coronavírus. 

O documento mostra como as ações da Suzano impactam e são impactadas pelos diversos públicos de relacionamento, tanto pela narrativa, quanto pelos mais de 430 indicadores apresentados na Central de Indicadores da companhia. Em 2020, a empresa quase duplicou a quantidade de informações reportadas ao passar a abordar novos parâmetros e diretrizes como Sustainability Accounting Standards Board (SASB), métricas do capitalismo de stakeholders, propostas pelo Fórum Econômico Mundial, além de documentos relevantes sobre as operações financeiras sustentáveis. Também houve a evolução na geração de informações relacionados à Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD).  

O Relatório Anual 2020 segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), é inspirado nos princípios do International Integrated Reporting Council (IIRC) e tem como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acesse.  

 
 
Valmet lança programa 'Viva a Vida' para cuidar da saúde emocional

Uma recente pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, revelou que a saúde mental de 53% dos brasileiros piorou nos últimos 12 meses. Os impactos desse movimento já são sentidos em todos os aspectos das relações humanas, seja em casa ou no trabalho. Por isso, empresas têm buscado melhorias por meio da implantação de projetos voltados à saúde emocional dos colaboradores. É o caso da Valmet, que possui um amplo programa chamado 'Our Way', para atuar nos pilares bem-estar, sustentabilidade e renovação, lançou recentemente na América do Sul o programa 'Valmet Viva a Vida', um canal de suporte que oferece orientação psicológica, financeira e de serviço social, totalmente confidencial e gratuito, para atender às necessidades dos colaboradores e seus familiares.
 
Relatório de Sustentabilidade Veracel

A Veracel lançou o Relatório de Sustentabilidade e, entre os destaques, o documento mostra os avanços das principais iniciativas realizadas no último ano, mesmo durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, apresentando iniciativas de sucesso para geração de renda das comunidades, ações de apoio para as pessoas da região, e o investimento e o impacto positivo da companhia para o desenvolvimento do território. Além disso, os resultados de inovações nas operações e avanços em competitividade também se sobressaíram.

O relatório evidencia o compromisso em continuar contribuindo para o desenvolvimento da região, de forma sustentável e responsável. O conteúdo está disponível para download.

 
 
Diálogo Florestal lança versões do Guia Diálogo do Uso do Solo

O Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue - TFD), em parceria com o Diálogo Florestal do Brasil e Diálogo Florestal do Chile, lançou as versões em português (apoiada pela Ibá) e espanhol (apoiada pela CMPC Chile) do Guia Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue). 

O documento está disponível

 
 
IbáCast, o podcast do setor de árvores cultivadas

Novidades no IbáCast! 

Mais dois episódios foram ao ar nesta última quinzena. 

Na semana do dia 22 de maio, data do Dia Internacional da Biodiversidade, o Podcast do setor de árvores cultivadas contou com a participação de Elson Fernandes de Lima, gerente de projetos da Casa da Floresta, que trouxe sua visão sobre os esforços empenhados e os resultados obtidos na conservação de fauna e flora a partir de um manejo sustentável, tanto em áreas produtivas quanto de preservação. 

No outro programa, Mariana Claudio, gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da International Paper, comentou sobre o cuidado do setor de árvores cultivadas com recursos hídricos e detalhou um pouco mais sobre o projeto Raízes do Mogi-Guaçu.

Para ouvir esse e os demais episódios, acesse a playlist do Spotify. Ouça e compartilhe! Vamos, juntos, levar nossa mensagem mais longe. Se cada um compartilhar com dois amigos, fazemos essa rede reverberar dentro e fora do setor.


 
IbáCast
Fabiano de Oliveira
Ibá Digital no site da Ibá
Esta e outras versões do Ibá Digital também estão disponíveis no site da Ibá.

Acesse aqui!

 
Ibá
<td style='color: #535353; font-family: arial, h
 
Acompanhe-nos nas redes sociais!