Acervo

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Ibá Digital - Edição 138

Ibá Digital
Conservação Fauna e Flora
 
Um dos papéis da sociedade é gerar esforços para a conservação da fauna e flora. Entre as inúmeras ações do setor de árvores cultivadas para proteger o meio ambiente, são desenvolvidas constantes iniciativas sobre a importância da biodiversidade. No mês especial dedicado ao tema, a Ibá está realizando uma campanha nas redes sociais, convidando todos a compartilharem seus avistamentos e flagrantes de fauna e flora. Conheça essa e outras iniciativas no boletim de hoje!

Boa leitura e cuide-se.
Bracell
Cuidado com a biodiversidade permeia atividades da empresa 
 
Entre tantas atividades comuns às suas unidades na Bahia e em São Paulo, a Bracell mantém o Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora em suas propriedades. Os números do programa falam por si: até o momento já foi registrada a existência de nada menos do que 1.490 espécies de animais e plantas silvestres, muitas delas endêmicas, raras e ameaçadas de extinção. As informações apuradas permitem aos técnicos da empresa conhecer o comportamento e a distribuição das espécies e direcionam a adoção de melhores práticas no manejo florestal, contribuindo para a preservação e conservação da biodiversidade local.

O trabalho é realizado por especialistas em herpetofauna, avifauna, mastofauna e botânica. A equipe coleta os dados utilizando técnicas de busca com observações, mensuração e gravações nos ambientes de florestas nativas e plantadas. O programa conta com consultorias da Biotrópica, Biobahia e Nanay Bio, além de parcerias com pesquisadores e professores de instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

 
Duratex
Conservação Fauna e Flora na Duratex

A Duratex adota práticas responsáveis de manejo florestal que aliam altíssima produtividade à conservação da biodiversidade em todas as unidades da companhia. Desde os anos 70 são realizados trabalhos de monitoramento de fauna. Tais estudos abrangem as comunidades de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes.

A companhia conta, ainda, com uma área com 32,5 hectares de Alto Valor de Conservação (ACV) na Fazenda Nova Ponte/MG, cujo principal atributo é uma espécie de anfíbio endêmica – denominada Bokermannohyla sazimai.

A perereca Bokermannohyla sazimai (Cardoso & Andrade, 1982) foi espécie descrita por meio de exemplares coletados na Serra da Canastra e está associada a matas de galeria em área de Cerrado pelo Triângulo Mineiro (Moura & Feio, 2010). Com cinco localidades de ocorrência confirmadas em Minas Gerais (Uberlândia, Nova Ponte, São Gotardo, Araxá e São Roque de Minas), a espécie é endêmica da região e possui status DD (Dados Deficientes), segundo a IUCN (Silvano et al. 2004), sendo este um registro de suma importância para futuros estudos que visam à ecologia da espécie suportando, assim, trabalhos em prol de sua conservação bem como dos ambientes em que a espécie ocorre dentro do bioma. Saiba mais sobre Plano de Manejo da companhia.

 
Eucatex
Monitoramento de fauna e flora é uma constante
 
A Eucatex realiza constantemente os monitoramentos de fauna e flora, com o objetivo de atestar o bom manejo de suas florestas plantadas e a conservação dos fragmentos naturais de vegetação.

A composição da fauna está diretamente ligada à preservação das florestas nativas. Quanto mais preservados os remanescentes naturais, maior é a chance de abrigarem uma diversidade de espécies, incluindo aquelas com algum grau de vulnerabilidade como a Jaguatirica e o Tamanduá-bandeira, que são muito avistados nas áreas do grupo. 

Já foram registradas mais de 330 espécies nas regiões de Botucatu, Itu e Capão Bonito, em São Paulo, abrangendo áreas de Cerrado, Mata Atlântica à Zona de Transição, em que já foram observadas mais de 80 espécies de animais com grau de vulnerabilidade ou endêmicas dessas regiões, em 7 predominantes tipos de vegetação e cerca de 3.400 hectares de áreas naturais monitoradas.
International Paper
Conservação da fauna e da flora faz parte do compromisso da International Paper com a sustentabilidade 

Com o lema “Conhecer para conservar”, a International Paper (IP) trabalha pela sustentabilidade do negócio através de práticas para conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, resultando na melhoria contínua do manejo em suas áreas Florestais. 

Em parceria com o Instituto de Botânica, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), trabalha-se a restauração ecológica da atual RPPN Parque São Marcelo, com monitoramentos constantes da flora, aves, invertebrados e fungos nessa propriedade, além do desenvolvimento de várias publicações científicas, fundamental como embasamento técnico para o desenvolvimento de políticas públicas que regulamentam iniciativas de restauração ecológica no Estado de São Paulo.

Técnicos da IP também desenvolvem e conduzem projetos de monitoramento de fauna e flora, voltados à complementação de informações e conscientização dos profissionais e comunidades adjacentes às suas áreas florestais. O programa “Bem-te-vi”, existente desde 2007, vem registrando diversas espécies da fauna silvestre que ocorrem nas unidades de Manejo Florestal da IP. Até hoje, cerca de 420 profissionais e prestadores de serviço contribuíram, gerando nos últimos 14 anos mais de 2.300 registros de avistamentos de fauna, contabilizando cerca de 185 espécies dentre aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados das quais 11 encontram-se atualmente sob algum grau de ameaça, com destaque para a onça-parda, lobo-guará e tamanduá-bandeira, inclusos na categoria vulnerável quanto ao grau de ameaça em nível estadual (SP), nacional e global (IUCN). 

Outro projeto desenvolvido com recursos próprios é o Monitoramento Itinerante de Fauna, que monitora a presença de mamíferos de médio e grande porte em todas as regiões de atuação da IP, principalmente em áreas classificadas como Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC), para estimar a qualidade desses locais com base nas espécies presentes e quantidade de registos, criando um banco de dados para a adoção de medidas para otimizar o manejo florestal.

 
Klabin
Prezar pela conservação da fauna e da flora está no DNA da Klabin

A Klabin investe em diversas iniciativas e pesquisas para a conservação da fauna e da flora, incluindo espécies ameaçadas de extinção. 

Pioneira no uso da técnica de plantio em mosaico, sistema que mescla áreas de florestas nativas preservadas, que correspondem a quase metade da área florestal da empresa, com florestas plantadas. O manejo contribui para a preservação de recursos naturais, por meio de corredores ecológicos, que favorecem a circulação de espécies de animais silvestres. São 240 mil hectares de florestas nativas, 250 mil hectares de florestas plantadas. Foram identificadas mais de 1800 espécies de flora, das quais 25 são consideradas ameaçadas de extinção, e mais de 800 espécies animais, sendo que 25 estão ameaçadas de extinção. 

A empresa mantém um Parque Ecológico, localizado em Telêmaco Borba (PR), com atividades voltadas para a reabilitação e a conservação de animais silvestres ameaçados. O local, que possui uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), tem 9.852 hectares, dos quais 91,6% formado por florestas naturais e com cerca de 50 espécies de animais. 

Nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), em Santa Catarina, o Complexo Serra da Farofa tem quase cinco mil hectares de área remanescente da Mata Atlântica, com floresta de araucárias e campos de altitude, abrigando nascentes dos rios Caveiras e Canoas. Já a RPPN de Monte Alegre, no Paraná, possui 3.852 hectares que fornecem sementes de espécies florestais para a restauração de áreas degradadas. 

Em 2019, foi inaugurado o Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), em Santa Catarina, para facilitar o trabalho e a vivência dos pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas e projetos na RPPN Complexo Serra da Farofa. 

 
Melhoramentos Florestal
Preservação da fauna e flora nativas é prioridade na condução do manejo

A preservação da fauna e flora nativas das regiões onde estão inseridas as unidades da Melhoramentos Florestal e seus habitats é prioridade na condução do manejo realizado pela companhia.

Com programas de monitoramento específicos, suas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade são responsáveis pela condução dos estudos de caracterização da biodiversidade, campanhas de monitoramento hidrológico e de avaliação das condições para conservação e recuperação das áreas em estado de criticidade ambiental. Uma das técnicas utilizadas é o plantio em mosaicos, entremeando suas florestas com fragmentos de vegetação nativa, sendo elas: Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e fragmentos florestais nativos.

Em função do plano prático para manutenção da diversidade, as áreas plantadas nas unidades de manejo são distribuídas de acordo com planejamento de colheita por toda propriedade e diversificado por idade, tipo de clone, tamanho dos polígonos de produções (talhões) e localização no relevo. Além de propiciar maior resistência à floresta quanto ao ataque de pragas e surgimento de doenças, favorece a mobilidade das espécies no interior das fazendas por meio de um mosaico de áreas nativas e de fragmentos exóticos, mantendo a diversidade da flora e da fauna. Os colaboradores são treinados para preservarem as espécies vegetais e os animais silvestres durante suas atividades.

 
TTG Brasil
Metodologias para conservação de fauna e flora

O manejo florestal adequado deve conter medidas mitigadoras e ações que visem garantir a proteção dos recursos naturais, bem como reduzir as ameaças que possam surgir. A TTG Brasil Investimentos Florestais realiza frequentemente os monitoramentos de fauna e flora dentro das propriedades sob sua administração e elabora análise crítica desses resultados, comparando com resultados passados, para, quando se fizer necessário, tomar novas medidas de proteção e monitoramento.

O monitoramento conta com a equipe de vigilância patrimonial e do sistema de combate a incêndios através de câmeras de vídeo, assim como sinalização de proibição à caça e pesca. O objetivo é detectar problemas nas estradas, deposição de resíduos, ocorrências relacionadas à segurança patrimonial (cercas, porteiras, invasões, corte ilegal, etc.), ao controle de pragas e doenças e presença de gado nas áreas, ou qualquer outra perturbação que possa influenciar na conservação das espécies.

Além disso, a empresa possui cerca de 14.500 hectares de Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs), onde os monitoramentos são realizados por empresa especializada com um número maior de parcelas amostrais nestes locais e a equipe de Vigilância Patrimonial, e ainda o monitoramento florestal e o sobrevoo com uso de drone mensalmente para avaliar/identificar irregularidades no local.

Recentemente, a empresa adotou a ferramenta de coleta de dados Survey 123 do ArcGIS, para registrar os avistamentos de fauna em campo com o uso de smartphones e/ou tablets mesmo sem conexão com a internet. Desta forma, a equipe de Vigilância Patrimonial e os colaboradores internos podem apontar qualquer animal avistado em campo, seja por registro visual ou por vestígios de fezes e pegadas. Em 2020, durante a aplicação, foram registrados mais de 500 avistamentos de fauna, entre eles espécies como Lobo Guará e Anta, além de outras que são vulneráveis ou ameaçadas de extinção. As informações levantadas são registradas no Power BI e apresntadas como indicador de manejo adequado durante as auditorias de manutenção do certificado do FSC.

 
Suzano
Suzano realiza parcerias para fortalecer e proteger a biodiversidade

A preservação do meio ambiente é uma premissa da Suzano para garantir um futuro melhor e mais sustentável. Para ampliar os resultados nesse sentido, a companhia se une a instituições que compartilham dos mesmos valores. 

Recentemente, a empresa firmou uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica para a criação do projeto “Planos da Mata”. A iniciativa visa acelerar a confecção dos Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) a partir do fortalecimento das políticas públicas de planejamento, que possam mitigar impactos negativos causados pelas mudanças climáticas, e desenvolvimento territorial local.

Com atuação em municípios dos estados de São Paulo, Bahia e Espírito Santo, onde a Suzano possui fábricas e florestas, o projeto contribuirá com a manutenção de serviços ambientais, por meio da proteção da biodiversidade, da restauração florestal nativa, do desenvolvimento da economia verde, da geração de empregos e renda, além de uma maior segurança jurídica para o uso do solo. 

Com a parceria, Suzano e SOS Mata Atlântica podem fazer parte da construção de soluções transformacionais para ajudar na criação de uma realidade mais justa e sustentável para esses municípios a partir da recuperação da Mata Atlântica e do fortalecimento de ações que a protegem. A Mata Atlântica é o único bioma brasileiro que possui legislação específica para garantir sua proteção e abrange 17 estados e 3.429 municípios, onde moram 72% dos brasileiros, mas possui hoje apenas 12,4% da sua área original. 

 
Veracel
Iniciativas em prol da biodiversidade

Com diversas iniciativas em terra e mar, em prol da proteção da biodiversidade da região Sul da Bahia, onde está localizada, a Veracel tem papel fundamental na conservação da fauna e flora da região, além de possuir parcerias para o monitoramento das espécies. Abaixo estão algumas destas iniciativas: 

Programa Amigos da Fauna
Em abril, a Veracel lançou o programa “Amigos da Fauna” para informar e sensibilizar a sociedade a favor da conservação da biodiversidade. Entre as ações, estão informações nos canais de comunicação da empresa, treinamento sobre o tema para os funcionários da companhia e das empresas parceiras, realização de lives, ações de engajamento para os filhos dos colaboradores e até concurso fotográfico tendo como tema os animais da região.

BAMGES
Em parceria com a Suzano, realiza o Monitoramento Integrado de Biodiversidade, o BAMGES. Nessa iniciativa, há o monitoramento de mais de 900 mil hectares ocupados por mosaicos de áreas naturais e plantações florestais que estão sob a gestão das duas empresas nos estados da Bahia, de Minas Gerais e do Espírito Santo. O projeto possibilitou melhorias na gestão da conservação da fauna e da flora locais.

RPPN Estação Veracel - Ícone do esforço para a proteção da biodiversidade
A Reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, e é um ícone do esforço para a proteção da biodiversidade. A Reserva também está entre as 20 áreas do mundo com maior número de indivíduos e também com elevado número de espécies arbóreas. Foi identificada como uma área-chave para a biodiversidade (Key Biodiversity Area – KBA), pelo seu importante papel na proteção de espécies de animais globalmente ameaçados de extinção, e também considerada uma área importante para a conservação de aves (Important Bird Area – IBA), pois abriga espécies de aves globalmente ameaçadas, segundo a BirdLife International. A RPPN Estação Veracel foi reconhecida internacionalmente com o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN), concedido pela UNESCO em 1999. A área conta com mais de 6 mil hectares e está entre as dez áreas com maior diversidade de espécies de árvores por hectare do Brasil.

Monitoramento de baleias
Em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), realiza o monitoramento desses animais na região marítima entre o município de Belmonte na Bahia ao município de Barra do Riacho no Espirito Santo. O programa ajudou a definir a rota ambiental mais segura e com o menor risco de colisão entre as baleias e barcaças. Esse ano, o monitoramento ainda conta com uma câmera térmica no empurrador das barcaças de celulose para registrar os movimentos das baleias e de pequenas embarcações na rota. Com as informações, o software aprenderá os movimentos das baleias e embarcações, e toda vez que forem detectados, emitirá alarmes sonoros diferenciados para o comandante da embarcação.
 
WestRock
Mais de 25 anos de monitoramento de fauna e flora 

Na WestRock, o manejo florestal sustentável e duplamente certificado, ajuda a preservar a biodiversidade e habitats naturais nas regiões em que há florestas, onde diversas espécies de animais e plantas vivem e se reproduzem. O plantio de pinus e eucalipto realizado em formato de mosaico com áreas de preservação forma corredores ecológicos, colaborando para a conservação de florestas que fornecem alimento, refúgio e áreas de reprodução para as espécies de fauna e flora.

O monitoramento de fauna e flora existe há mais de 25 anos. Nesse período foram identificadas 355 espécies de fauna e 239 espécies de flora. Pelo menos, 33 espécies de fauna e flora preservadas nas florestas são ameaçadas de extinção como, na flora: araucária, imbuia, cedro, peroba-branca, xaxim, canela-do-brejo, ingá; e na fauna: aves como tauató-pintado, papagaio-de-peito-roxo, papo-branco, pica-pau-de-cara-canela; e mamíferos como veado-mateiro, veado-bororó, gato-do-mato, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, onça-parda, bugio-ruivo, e paca. 

Em 2020, foi implementado um novo programa para monitorar a longo prazo a presença de espécies de plantas e animais em fazendas localizadas em Bela Vista do Toldo (SC), Antônio Olinto (PR) e Três Barras (SC). O monitoramento proporcionará uma visão ainda mais aprofundada sobre os benefícios do manejo florestal para a preservação da biodiversidade na região. O programa também diagnosticará indicadores no cenário da fauna e flora em outras oito fazendas.

 
 
Ibema automatiza processos com uso de Business Intelligence

A Ibema tem adotado ferramentas para automatizar rotinas em suas fábricas de papelcartão e aprimorar seus processos. Uma delas é a adoção de Business Intelligence (BI), por meio do software Power BI, implantado em julho de 2020. Com ele, ficam visíveis informações como medição da performance, disponibilidade (tempo de utilização das máquinas), momentos de parada e até qualidade do produto.

Por meio de gráficos transmitidos em monitores nas fábricas, os times de produção em Embu das Artes (SP) e Turvo (PR) podem acompanhar todos os dados das máquinas, além de eficiência, disponibilidade e performance.

O resultado é a visibilidade muito mais ampla de todos os dados – e, com isso, cada colaborador pode focar seus esforços em atividades que agreguem valor, trazer melhorias e análises mais detalhadas das informações.

 
 
Com nova fábrica de R$14,7 bi, Suzano ampliará produção de celulose em 20%

A Suzano anunciou nesta quarta-feira a construção de uma nova fábrica com capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. A unidade ficará no município de Ribas do Rio Pardo (MS), a 100 quilômetros de Campo Grande, e deve iniciar produção até o fim do primeiro trimestre de 2024. O projeto prevê o investimento industrial de R$ 14,7 bilhões.

A iniciativa batizada de “Projeto Cerrado” amplia em aproximadamente 20% a atual capacidade de produção de celulose da Suzano, de 10,9 milhões de toneladas. A nova fábrica deverá agregar novas tecnologias ao processo produtivo da empresa.

O projeto também incluirá preocupações ambientais. A energia da nova unidade será produzida também a partir das árvores usadas para a produção de celulose. A lignina vai produzir energia necessária para o funcionamento da fábrica e para gerar um excedente de 180 MW (megawatts) para vender no mercado de energia.

 
 
Valmet fornecerá sistema desfibrador para nova planta da Guararapes

A Valmet está desenvolvendo um novo sistema desfibrador para a empresa Guararapes. O equipamento será utilizado na produção de painéis MDF da companhia como parte de sua grande expansão na fábrica de Caçador (SC). A iniciativa, que terá início em 2022, dará à planta catarinense a maior capacidade produtiva da América Latina.

O sistema é o ‘coração’ de uma fábrica de MDF, já que os cavacos de madeira são separados mecanicamente nas fibras componentes, característica que interfere diretamente no aumento da qualidade do produto final e no consumo específico de energia da fábrica. Além do Sistema Valmet Defibrator EVO, também será fornecido a Guararapes um sistema Valmet Steam Separator PV, referência na América Latina, responsável pela separação do vapor da fibra e sua disponibilização para outras aplicações.
 
Chamada de trabalhos do congresso ABTCP 2021 

A ABTCP está com as inscrições abertas para o 54º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que será realizado em São Paulo, Expo Transamérica, entre os dias 13 e 15 de Outubro. Até o momento com formato híbrido, o evento consistirá de Sessões técnicas e temáticas. Veja no site regras especificas para submissão dos trabalhos que se estruturarão em torno das áreas temáticas: Celulose, Papel, Meio Ambiente, Engenharia e Transformação Digital, Recuperação e Energia, Nanotecnologia, Biorrefinaria, Segurança do Trabalho, Tissue, Manutenção, Reciclagem e Florestal. As inscrições para a chamada de trabalhos ocorre até 21 de maio.

Mais informações. 

 
 
Biodiversidade nas Redes Sociais

Por reconhecer a extrema relevância da biodiversidade no setor de árvores cultivadas, a Ibá iniciou essa semana uma ação em suas redes sociais sobre o tema. Além de compartilhar conteúdos informativos como explicações sobre a importância da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (CDB COP 15), a associação também convidou suas associadas a enviarem registros de fauna e flora, que foram encontrados durante suas ações de monitoramento.

As fotos e os vídeos recebidos serão divulgados nas redes da Ibá a partir do dia 17.05, com o objetivo de mostrar ao público que o setor se preocupa com a biodiversidade, conservando áreas e realizando monitoramentos constantes e relevantes neste quesito. 

As empresas e todas as pessoas também estão convidadas a compartilharem flagrantes de fauna ou flora conosco. Vamos despertar a vontade e o desejo pela diversidade de espécies? Publique os lindos avistamentos, marque a @iba_oficialno Instagram e não se esqueça de usar a #NossaFlorestaTem. Sua imagem pode aparecer no stories Ibá!

 
 
IbáCast, o podcast do setor de árvores cultivadas

Novidades no IbáCast! 

Virgínia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel Celulose, demonstra como a preservação da biodiversidade é um dos pilares do setor de árvores cultivadas e debate sobre a importância da escolha dos consumidores por produtos de origem sustentável e certificados. 

No outro programa lançado nesta quinzena, Erich Schaitza, Chefe-Geral da Embrapa Florestas, conversa sobre os avanços do setor florestal, além de falar sobre os benefícios das parcerias entre ambos.   


Confira esta e as demais entrevistas acessando a playlist do SpotifyOuça e compartilhe! Vamos, juntos, levar nossa mensagem mais longe. 
 
IbáCast
Fabiano de Oliveira
Ibá Digital no site da Ibá
Esta e outras versões do Ibá Digital também estão disponíveis no site da Ibá.

Acesse aqui!

 
Ibá
 
Acompanhe-nos nas redes sociais!
Desenvolvido por DMSNet