Gestão eficiente do uso da água é prioritária para a Klabin

Gestão eficiente do uso da água é prioritária para a Klabin

Em linha com a Agenda Klabin 2030, que determina três metas específicas para o uso responsável da água, a Klabin segue engajada em implementar projetos orientados para a redução, reuso e eficiência do recurso. Desde 2004, a companhia já registrou queda de 48% na utilização da água por tonelada de papel produzido.

 

Na visão da empresa, o uso consciente dos recursos hídricos é estratégico dos pontos de vista social, ambiental e econômico e, por sua importância e complexidade, requer um olhar abrangente e multidisciplinar. O objetivo macro deve ser sempre o de assegurar a disponibilidade de água para a comunidade no entorno da operação, oferecendo segurança hídrica e promovendo o desenvolvimento sustentável dessas localidades.

 

Para atingir o objetivo proposto de reduzir em 20% o consumo em suas operações industriais - tendo como base de comparação o ano de 2018 -, a Klabin vem realizando uma série de projetos complementares que visam o fechamento de circuitos internos, priorizando o reuso do recurso, a reutilização dos efluentes industriais tratados, a melhoria no reaproveitamento da água da chuva e, principalmente, a otimização dos processos industriais.

 

Os resultados são visíveis: apenas em 2020, o volume de água recirculada e reaproveitada na empresa representou 2,2 vezes o volume captado. Somente na Unidade Puma, foram reutilizados 42,2 milhões de litros de água pluvial e efluentes tratados. Já o volume total captado nas operações apresentou redução de 8% em relação a 2019. Quando contabilizado o conjunto de iniciativas, a companhia registrou uma economia de 18% na comparação 2019/2020.

 

Em sua operação florestal, a Klabin está comprometida em atuar 100% com o manejo hidrossolidário. A iniciativa, pioneira, consiste na verificação de melhores práticas de manejo florestal para neutralizar ou minimizar os impactos em microbacias. Desta forma, a companhia promove uma produção sustentável, a conservação dos ecossistemas e a segurança hídrica das comunidades do entorno. Em 2020, esta meta já havia avançado 79,7%. 

 

Por fim, a companhia se comprometeu a ter 100% das localidades em que atua com iniciativas para o aumento da segurança hídrica territorial. Para isso, além dos projetos citados, a empresa integra vários comitês hidrográficos, como o Comitê de Bacia Hidrográfica, no Paraná, e o Comitê de Bacia Hidrográfica, em Santa Catarina, com o intuito de aprimorar cada vez mais os processos industriais e florestais em prol do uso consciente de um recurso tão estratégico não apenas para o setor, mas para toda a sociedade.