Veracel I Exportação de energia limpa que gera negócios e reduz o descarte de resíduos no território

Veracel I Exportação de energia limpa que gera negócios e reduz o descarte de resíduos no território

No contexto da bioeconomia e com a sustentabilidade como premissa de seu negócio, a fábrica da Veracel, localizada no Sul da Bahia, além de ser autossuficiente energeticamente em sua produção industrial ainda exporta energia limpa. Em 2020, o parque fabril produziu aproximadamente 919.873 MWh de energia, sendo que 603.811 MWh foram usados para consumo próprio e 89.352 MWh foram exportados para a rede.

A companhia gera energia limpa a partir de cascas e toda a madeira que não são aproveitadas no processo de produção de celulose; resíduos das peneiras de seleção da produção; fibras retiradas da água do tratamento de efluentes, e materiais alternativos à produção de celulose, como caroço de açaí e bagaço da cana-de-açúcar, que são comprados pela Veracel de produtores locais, detalhe sobre a iniciativa pioneira no setor de usar outros resíduos para gerar energia. Vale lembrar que todo esse processo também está ligado à estratégia de sustentabilidade da empresa, pois, além da geração de energia limpa, esse método de reciclagem minimiza o impacto da operação no meio ambiente e ainda cria oportunidades para reduzir o descarte desses materiais, a partir das parcerias com outras empresas da região.

Com a operação consolidada de reciclagem de resíduos, a companhia agora estuda novas fontes, como fibra do coco e cascas de cupuaçu, tanto para manter sua produção energética quanto para ampliar a reciclagem de passivos ambientais. A cada ano que passa, a Veracel torna-se mais eficiente quanto à utilização de toda sua produção de madeira para a celulose, o que nos dá a oportunidade de intensificar nossos estudos em novas possibilidades de materiais que podem ser transformados em energia, contribuindo tanto para o negócio da companhia quanto para o meio ambiente.

A companhia agora segue estudando outras biomassas alternativas e já teve bons resultados no uso de cascas de cupuaçu e um potencial das fibras das cascas do coco. A ampliação do uso de resíduos diversos como biomassa destinada à geração de energia é o exemplo ideal de como as indústrias podem minimizar os impactos de sua operação sobre o meio ambiente e ainda ampliar as formas de contribuir para que outros passivos ambientais não sejam descartados, reduzindo a geração de lixo e contribuindo efetivamente para uma economia sustentável e circular.