Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Eucatex: ações e programas são adotados continuamente para gerar impactos positivos

Cada vez mais latente nas organizações, a questão das mudanças climáticas tem sido discutida no setor de florestas plantadas, como um dos setores promissores para contribuir com a remoção do CO2 da atmosfera, um dos principais gases do efeito estufa (GEE).

No Brasil, segundo o Relatório Anual da Ibá de 2022, são mais de 9,93 milhões hectares de plantações de eucalipto, pinus e outras espécies florestais, que ajudam a conservar outros 6 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa em mosaicos florestais e com isso estocam 4,5 bilhões de CO2 equivalente. Além disso, o setor atua na conservação da biodiversidade, na conservação do solo e da água, que também são temas pertinentes às mudanças climáticas.

Ao considerar as áreas da Eucatex, são atualmente 34,7 mil hectares de plantio de eucalipto em mosaico com 5,8 mil hectares de vegetação nativa de Cerrado e Mata Atlântica. A empresa possui importantes certificados de manejo florestal responsável, que auxilia no monitoramento rigoroso de indicadores ambientais, sociais e de gestão. Além da Unidade Florestal, o Grupo Eucatex mantém programas de significativo impacto positivo para a sustentabilidade.

É o caso do Programa de Reciclagem, que desde 2004 utiliza resíduos de madeira que deixam de ser descartados em aterros sanitários, para se tornarem biomassa e integrar o processo produtivo nas caldeiras, substituindo o uso de combustíveis fósseis.

Outra iniciativa é o contrato de compra de energia elétrica com o Grupo Comerc Energia, cujo investimento na usina de energia solar de Castilho irá reduzir a emissão de CO2 em 966 mil toneladas em 15 anos.

Ao utilizar fontes de energia renovável em suas fábricas, como hidrelétrica, solar e biomassa, possuir processos melhorados continuamente e respaldados por meio das certificações, e por outras ações que realiza para cumprir seu papel em relação às mudanças climáticas, a Eucatex mostra responsabilidade socioambiental, coloca em prática os princípios de ESG (Environmental, Social, Governance), e assim está alinhada às novas formas de se fazer indústria, num movimento de ganha-ganha com as partes interessadas.