ESG como parte do DNA da Eucatex

ESG como parte do DNA da Eucatex

Os critérios estabelecidos pelo ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) fazem parte do DNA da Eucatex há décadas, muito antes do termo se popularizar no mundo dos investimentos, por meio do respeito à legislação, preocupação com a conservação dos recursos naturais, com as comunidades do entorno de seus empreendimentos e com seus colaboradores, na busca pela excelência de atuação, desde o manejo responsável de suas plantações até a governança e a gestão de pessoas.

A gestão ambiental está envolvida e interligada com todas as atividades operacionais que ocorrem na empresa, tendo como compromisso a adoção das melhores práticas ambientais para o desenvolvimento sustentável. A empresa influencia seus stakeholders e atua diretamente na preservação e conservação dos recursos naturais, tais como a vegetação nativa, recursos hídricos e solos, na manutenção da biodiversidade e auxilia na regulação climática, através do sequestro de carbono pelas florestas plantadas.

O desenvolvimento sustentável envolve um constante trabalho de engajamento em projetos socioambientais de grande relevância nas regiões em que atua, como Projeto de Apicultura, que capacita e oferece pasto apícola para geração de renda das comunidades do entorno; e o Programa de Educação Ambiental, que desde 1999 recebe prioritariamente estudantes de escolas públicas nas cidades de Bofete e Salto (SP) para compartilhar conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e proporcionar um contato direto das crianças com a natureza, tendo recebido mais 28 mil visitantes ao longo de sua história. A Eucatex oferece ainda treinamentos e capacitações nas áreas de saúde e prevenção de acidentes para comunidades e colaboradores internos, buscando a melhoria contínua do desenvolvimento da sociedade.

Suas boas práticas ambientais e industriais resultam na obtenção e manutenção das mais importantes certificações de seu segmento, entre elas, ISO 14001, ISSO 901 nas unidades fabris de Salto, Botucatu e Tintas e Vernizes, CARB para os painéis de MDF, HDF e MDP, CERFLOR, entre outras. A lista completa pode ser conferida no site da companhia. Uma garantia para os consumidores, cada vez mais antenados nas questões de sustentabilidade, e para os investidores de olho na manutenção dos negócios e em atender às demandas da sociedade.

A empresa também foi pioneira na América Latina, ao instalar em 2004 uma Linha de Reciclagem de Madeira, que por meio do Programa de Reciclagem de Madeira, realiza a captação de resíduos de madeira (embalagens, paletes, pontaletes, retalhos de móveis, material de construção civil, madeiras diversas) em um raio de até 100 Km de Salto, onde a unidade está instalada, e destina todo esse material para a criação de biomassa, utilizada exclusivamente para abastecer as caldeiras da unidade fabril de Salto.