Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Empresas do setor florestal investem R$114 milhões para auxiliar os brasileiros no combate à COVID-19

Apoio de empresas do setor florestal atinge 12 Estados do Brasil

Neste momento de combate ao coronavírus, as empresas de árvores cultivadas estão fazendo parte de um grande movimento da iniciativa privada, que está auxiliando o País a passar por esta crise. Bracell, Cenibra, CMPC (e sua subsidiária Softys), Duratex, Gerdau, Ibema, International Paper, Klabin, Suzano, Veracel e Westrock investiram, pelo menos, R$114 milhões em ações que beneficiam brasileiros em todo o território. 

Os recursos foram destinados para doação de equipamentos hospitalares; materiais de proteção a profissionais de saúde; itens de higiene; cestas básicas; além de produtos fabricados pela própria indústria, em 12 Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará. 

Uma crise dessa proporção exige união e solidariedade.  O setor de árvores cultivadas vem buscando o equilíbrio entre minimizar os efeitos devastadores da Covid-19, garantir que os produtos que saem das suas fábricas espalhadas em quase todos os Estados brasileiros cheguem aos hospitais e às residências onde são fundamentais, ao mesmo tempo que toma atitudes firmes para cuidar da saúde dos colaboradores. Este é um setor que cuida dos colaboradores, comunidades e do Brasil.

 “Na crise temos três certezas: há aprendizados, oportunidades e a crise sempre tem fim. As companhias têm tirado ensinamentos a cada dia, desde o cuidado com os colaboradores e terceiros até o auxílio às comunidades e demais brasileiros. Somado a isto, o trabalho social realizado pelas empresas está se mostrando essencial para Brasil enfrentar este momento”, afirmou Paulo Hartung, presidente da Ibá.  

Somando todos os esforços, entre ações diretas ou parcerias para ações solidárias:

  • 6.800 respiradores;
  • mais de 6 milhões de máscaras cirúrgicas;
  • 15 mil litros de álcool gel;
  • 82 mil litros de álcool 70;
  • 32 mil litros de água sanitária;
  • 31,5 mil aventais hospitalares;
  • mais de 50 mil pares de luvas;
  • Além de investimento e doação direta de materiais em infraestrutura ou para funcionamento de 15 hospitais, sendo três deles hospitais de campanha.

Essenciais no dia a dia, os produtos do setor se mostraram a serviço da sociedade no combate à Covid-19. Foram 606 mil caixas de papelão doadas para transporte de álcool gel, entre outros itens. Mais de um milhão de copos de papel foram destinados para serem utilizados por instituições e pelo sistema público de saúde.

“O setor de árvores cultivadas tem trabalhado para cuidar do urgente e do fundamental. As empresas têm levado itens de primeira necessidade para auxiliar milhares de brasileiros nesta luta contra o coronavírus. Por outro lado tem dado todas as condições de trabalho seguro para continuar produzindo, manter a renda de centenas de famílias e não deixar que faltem produtos essenciais”, completou Hartung. 

Para melhor destinar suas doações, as companhias têm atuado junto ao poder público, estabelecendo parcerias com ministérios, governos estaduais, prefeituras, além de outras instituições, como federações da indústria, e entidades filantrópicas. Pela natureza de suas atividades, o setor atua, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros e, neste momento, contou também com o apoio das associações estaduais como Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).