Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Embalagens ajudam na luta contra o desperdício mundial de alimentos

O mundo segue com o desafio de usar melhor seus recursos naturais ao mesmo tempo em que o aumento da população e dos padrões de vida puxam o consumo de bens. Todos os setores estão na busca de formas de produzir mais com menos, gerando menos prejuízos e com o menor impacto ao meio ambiente possível. É um dos grandes desafios da humanidade, garantir qualidade de vida para as próximas gerações ao mesmo tempo em que atenda a demanda por comida, energia e bens com qualidade e eficiência.

Hoje, temos mais de 100 milhões de pessoas passando fome no mundo, ao mesmo tempo que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), desperdiçamos 1,3 bilhão de toneladas de comida todo ano.

Perdemos esses alimentos nas fazendas, no transporte, no varejo, nas residências. Não cabe em um mundo que demanda mais eficiência e melhor uso dos recursos, desperdiçar comida quando temos tecnologia para suprir esse problema. As embalagens são fundamentais nesse papel. Não só para garantir a segurança dos produtos, como para evitar perdas.

A nossa indústria tem a possibilidade de ser um ator fundamental na reversão desse cenário e na ajuda do desenvolvimento de uma economia verde e sustentável, oferecendo embalagens inovadoras e tecnológicas projetadas para cada tipo de desafio.

Estamos constantemente investindo em novas tecnologias e em design. A Ibá estima um aporte das associadas de cerca de R$ 24 bilhões no período entre 2017 e 2020. Esse valor inclui novas fábricas, mas também tem muito recurso voltado para tecnologia e inovação.

Com a situação crítica de descarte de lixo nos oceanos, todos consumidores, empresas e governos precisam mudar seu comportamento. Está na hora de trocar o consumismo pelo consumo consciente. Para isso, o é preciso entender a origem dos produtos, como é produzido, se respeita meio ambiente, colaboradores, comunidade do entorno e como é feito o descarte do material. E para isso, mais uma vez, as embalagens podem ser grandes aliadas na divulgação de informações sobre os produtos, não só mostrando seus diferenciais, mas trazendo a história da cadeia produtiva, selos de garantia e formulação.

Por todas as vantagens sustentáveis, tecnológicas e também de design e impressão, o papel para embalagem vem conquistando mercados e apresentou um crescimento de 5,2% na produção brasileira até outubro. Nós precisamos seguir com mais produtos das árvores plantadas para fins industriais, que são feitos de fibras naturais oriundas de florestas, em um processo 100% renovável, benéfica à biodiversidade.

*Por Indústria Brasileira de Árvores - Ibá

Este artigo foi publicado na Revista O Papel