Eldorado: Economia Circular

Eldorado: Economia Circular

É da natureza do setor de árvores cultivadas promover ciclos de reaproveitamento, reuso dos recursos naturais durante a produção e nas tecnologias aplicadas, priorizando dessa forma o conceito de Economia Circular. A Eldorado Brasil se destaca associando o desenvolvimento econômico ao uso responsável dos recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e pela grande eficiência operacional na fabricação da celulose, com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, acreditando em investimentos inéditos no setor.

A economia circular pode ser vista na prática em várias etapas do processo produtivo, seja na queima do resíduo orgânico da madeira, a lignina, as cascas e os cavacos para gerar vapor e energia, no reaproveitamento do químico usado no cozimento da madeira e no tratamento de efluentes. Ciclos fechados que geram redução de resíduos sólidos, de consumo de água, de químicos e a autossuficiência em geração de energia. 

Segundo o gerente de sustentabilidade, Fábio de Paula, “a utilização e aplicação desse conceito é algo natural do setor, porém a Eldorado Brasil busca ir além, numa economia circular de baixa emissão de carbono, levando em consideração o impacto climático das matérias-primas em toda a cadeia de valor. As florestas plantadas, por exemplo, sequestram carbono da atmosfera à medida em que crescem, depois são utilizadas para produção de celulose e os resíduos transformados em energia verde, gerando menos emissões”.

A inovação inédita no setor, a Usina Termoelétrica Onça Pintada, instalada em Três Lagoas (MS), no mesmo site industrial que a fábrica de celulose, completou seis meses e utiliza os tocos e as raízes do eucalipto como biomassa para gerar energia proveniente 100% de fontes renováveis. Com essa prática, a companhia aproveita toda a árvore, reduzindo assim a perda desse material que antes ficava no solo. A quantidade de energia gerada e destinada para o sistema elétrico nacional tem capacidade de abastecer cerca de 700 mil pessoas. Até o momento, a usina já produziu mais de 174 mil megawatts de energia, distribuídos pelo sistema elétrico nacional para o consumidor final. Esse conceito está alinhado com os benefícios da floresta, desenvolvendo uma importante solução para a geração de energia renovável, por meio de uma inovação desenvolvida pela própria Eldorado Brasil.

Este modelo de negócio demonstra o compromisso da Eldorado Brasil com as práticas da economia circular, contribuindo com a conservação do meio ambiente, fortalecendo a matriz energética nacional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.