Eldorado Brasil utiliza 28% a menos de água do que previa em projeto

Eldorado Brasil utiliza 28% a menos de água do que previa em projeto

A Eldorado Brasil Celulose, que completará 10 anos de operação em 2022, previa o uso de 34 m³ (metros cúbicos) de água por tonelada de celulose produzida em sua fábrica, em Três Lagoas (MS). Entretanto, a partir de uma gestão forte no uso racional de recursos naturais, a companhia consegue atualmente produzir celulose com 9,5 m³ a menos do que projetado, o número representa uma redução de 28% no consumo.

Para alcançar este resultado, a empresa adotou água de rejeito para a lavagem das toras de eucalipto e fechou o circuito de água de processo nas torres de resfriamento. Graças a estas medidas, trabalhamos em um patamar de economia referência no mercado, com uma alta eficiência dentro das tecnologias existentes e uma vigilância constante para melhoria do processo produtivo, a empresa consegue usar 24,5 m³ de água por tonelada de celulose produzida.

Quando comparado ao mercado, o número permanece em destaque, já que o IPPC (Integrated Prevention Pollution Control) indica consumo de 30 m³ a 50 m³ por tonelada de celulose.

A água utilizada na fábrica para a produção da celulose vem do Rio Paraná, que recebe de volta 85% do que foi captado em condições de qualidade ambiental.