Eldorado Brasil incentiva agricultura familiar no Mato Grosso do Sul

Eldorado Brasil incentiva agricultura familiar no Mato Grosso do Sul

Desde 2013, a Eldorado Brasil Celulose, realiza o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) no Mato Grosso do Sul, onde a companhia possui mais de 200 mil hectares de florestas plantadas e uma fábrica que produz mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano. O PAIS usa uma tecnologia social que propicia aos pequenos agricultores a prática da agricultura orgânica, sem o uso de agrotóxicos, com a preocupação de preservar o meio ambiente, proporcionar segurança alimentar e promover o desenvolvimento econômico.

O parceiro da companhia neste projeto é o  SEBRAE/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), responsável pelo desenvolvimento técnico dos pequenos agricultores. O ponto de partida da parceria, realizado em 2013, beneficiou 45 famílias, divididas entre Três Lagoas, Selvíria e Aparecida do Taboado.

“Os principais resultados alcançados ao longo dos anos foram o desenvolvimento de melhores técnicas de manejo das culturas adotadas na região, assim como o desenvolvimento de técnicas de agricultura orgânica que além de acessar novos mercados proporcionou alimentação mais saudável para as famílias”, disse o gerente de Sustentabilidade, Fábio de Paula.

Ao longo dos anos o projeto se expandiu e chegou a outras regiões do entorno da companhia, e a associação formada pelos agricultores já arrecadou mais de R$ 1 milhão, gerando uma renda média mensal de R$ 2,5 mil por família que faz parte do projeto no Estado. 

A Eldorado Brasil, inclusive, é uma das clientes da associação, e compra regularmente hortaliças como alface, rúcula, almeirão e cheiro verde, além de legumes que são solicitados sob demanda. Estas compras realizadas pela empresa somam aproximadamente 1.800 kg por mês de alimentos saudáveis que são servidos aos colaboradores nos refeitórios da empresa.