Eldorado Brasil adota na prática os princípios da economia circular

Eldorado Brasil adota na prática os princípios da economia circular

Alinhada aos princípios da economia circular, a Eldorado Brasil adota diversas iniciativas utilizando de forma responsável os recursos naturais, reciclando ou reaproveitando os insumos, em a sua cadeia de valor, gerando benefícios econômicos, ambientais e sociais.


É pioneira na geração de energia renovável alinhada à produção de celulose, adotando tecnologias que aproveitam 100% do eucalipto, fazendo uso de partes da madeira que antes eram descartadas como resíduos, além disso, também utilizamos subprodutos do processo produtivo na a geração de energia elétrica. Em 2023, exportamos mais de 378 mil MWh de energia elétrica para o sistema elétrico nacional, contribuindo para que o país mantenha uma matriz energética renovável.


Além disso, cerca de duas mil toneladas de materiais, entre papel, plástico e metais, foram recicladas. O óleo lubrificante proveniente da manutenção de máquinas e equipamentos foi destinado para o processo de rerrefino, sendo transformado em matéria-prima na produção de óleo acabado. Por meio de sistema de logística reversa, mais de 3,6 mil pneus foram incorporados como fonte de energia em indústrias cimenteiras.


A circularidade também está presente em outras etapas da operação. Por exemplo, os resíduos de lama de cal e cinzas das caldeiras são comercializados para produtores rurais locais onde são utilizados como corretivos e fertilizantes de solo, trazendo melhoria na produção agrícola e possibilitando uma destinação mais nobre aos subprodutos e a redução da pressão sobre os recursos naturais.


Ações como estas reforçam cada vez mais o compromisso da Eldorado Brasil com a conservação de recursos naturais e a consciência da necessidade de um sistema de produção baseado em princípios sustentáveis, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.