Economia Circular em Ação na WestRock: Iniciativa da Fábrica de Papel HyPerform® transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores

Economia Circular em Ação na WestRock: Iniciativa da Fábrica de Papel HyPerform® transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores

Reduzir a geração de resíduos e regenerar sistemas naturais são algumas das soluções apontadas pelo conceito de economia circular para uma produção mais sustentável. E é com esse propósito que implementamos, em nossa Fábrica de Papel HyPerform® de Três Barras (SC), uma iniciativa que transforma resíduos da produção em um material rico para a agricultura, beneficiando pequenos produtores rurais de Santa Catarina e também funcionários(as) da unidade.

A fábrica direciona atualmente cerca de 97% dos resíduos para reuso, reaproveitamento, reciclagem ou coprocessamento. Os resíduos orgânicos, como cinzas de caldeira, cascas de madeira e lodo da estação de tratamento de efluentes são encaminhados para a compostagem, que gera um composto orgânico rico em nutrientes, ideal para uso na agricultura, pois ajuda a regenerar o solo.

Todo o material é distribuído gratuitamente à comunidade da região – de 2019 a meados de 2021, mais de 144 mil toneladas foram doadas a produtores rurais para o uso em hortas, pomares e na agricultura familiar. Ao todo, foram realizadas mais de 500 entregas a produtores rurais, beneficiando mais de 540 agricultores. O reuso desses materiais, além de evitar o envio de resíduos para aterros sanitários, possibilita a redução do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas nas plantações das famílias beneficiadas e, a longo prazo, podem melhorar a qualidade do solo. A iniciativa também contribui para o incremento da renda familiar dos pequenos agricultores, estimulando a economia e o desenvolvimento local.

Recentemente, o projeto iniciou uma nova etapa por meio de parcerias com Ambipar, Exal e Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, para ampliar os benefícios ambientais, sociais e econômicos. Agora o ciclo está fechado por completo: as verduras, legumes e hortaliças produzidas pelas mesmas famílias que recebem o nosso composto orgânico estão sendo servidos em nossos refeitórios.

Os benefícios da iniciativa são diversos: devido à qualidade dos alimentos cultivados com o condicionador de solo, é possível o seu aproveitamento integral, reduzindo o desperdício na preparação. Para funcionários(as), o uso de frutas, verduras e hortaliças orgânicas sem defensivos agrícolas representa uma alimentação mais fresca e saudável. E, é claro, para os agricultores parceiros, a iniciativa contribui para o incremento da renda familiar, estimulando a economia e o desenvolvimento local. Todos os meses, cerca de 1,5 toneladas de hortifruti são usadas para oferecer mais de 14 mil refeições, aos cerca de 900 trabalhadores da fábrica – das quais, 25% já estão sendo disponibilizadas pelos pequenos produtores rurais da região.

Vídeo: Iniciativa de Economia Circular transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores