As árvores são o nosso hoje e nosso amanhã
A nossa missão é cuidar delas para que elas cuidem de nós. Fundamentais para nossa sobrevivência, as árvores extrapolaram o campo das benesses ambientais e entraram em nossas casas para se tornarem indispensáveis no nosso dia a dia. E nós, brasileiros, temos o privilégio de possuirmos não só a maior variedade de espécies do mundo, de acordo com estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International, mas as florestas plantadas para fins comerciais mais produtivas do planeta também.
Recebemos uma série de informações desde muito cedo , mas será que a sociedade realmente compreendeu o papel das árvores nas nossas vidas? A fotossíntese não é um simples processo para que a árvore se mantenha de pé, é a nossa saída para diminuição de CO2 na atmosfera e uma poderosa ferramenta de combate às mudanças climáticas. Elas não são uma simples morada para os animais, mas o porto seguro para espécies em extinção. Não formam só uma paisagem bonita, mas são frutíferas e podem evitar erosão do solo.
Vou além. Não só as árvores naturais ou nativas que têm seu papel. A indústria de árvores plantadas, inclusive, trabalha para preservação destas espécies, destacando-se como o setor que mais conserva, com 5,7 milhões de hectares conservados. Hoje, para cada um hectare plantado, outro 0,7 tem que ser preservado. Além disso, as florestas plantadas regeneram áreas anteriormente degradadas pela ação do homem e no ano passado foram recuperados 35 mil de hectares.
O processo de restauração de áreas degradadas tem como foco a proteção da biodiversidade dos biomas Mata Atlântica, além de ser essencial também para conservação do solo e regulação do fluxo hídrico.
Resultado final do trabalho, de cerca de sete anos em cada ciclo de vida de um eucalipto ou pinus, por exemplo, são a celulose, o papel, o painel de madeira o piso laminado entre as centenas de outros produtos originários da matéria prima gerada pelas árvores plantadas. Já imaginou sua vida sem papel para escrever, para o jornal, caixas para presentes ou embalagens , celulose para o papel higiênico, fraldas ou madeira para os móveis de sua casa, piso forro? É disso que falamos. Seja em que forma for, a indústria de base florestal tornou as árvores parte do seu dia a dia efetivamente.
E além de tudo isto, aqui está a economia verde: produtos de origem ambientalmente correta, que possuem um valor para a sociedade, são utilizados no dia a dia e, após seu uso, retornam para a cadeia por meio de reciclagem e/ou reaproveitamento para fabricação de um novo material. Mesmo durante sua vida útil, o produto estoca carbono, evitando que este esteja no meio ambiente de outra forma.
Sabemos que ainda há muito a ser desmitificado com relação às árvores plantadas, mas não podemos dissociar seu papel fundamental, juntamente com as árvores naturais para nossa sociedade. Vamos cuidar, seja na Amazônia, para fim industrial, no seu bairro ou em sua casa. Árvore em pé hoje, garantia de haver o amanhã.
(*) Presidente Executiva da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Energia da International Chamber of Commerce (ICC) do Brasil