Dexco tem mais de 70 anos de comprometimento com a preservação e o uso sustentável da água
Entre os compromissos estabelecidos estão a redução da captação de água em 10%, até 2025
Em março de 2024, a Dexco divulgou a atualização da sua Estratégia de Sustentabilidade do ciclo 2021-2025, buscando garantir que os compromissos assumidos pela companhia em 2021 ainda estejam alinhados às estratégias de longo prazo e que continuem aderentes às melhores práticas de mercado junto às ambições globais ESG, em direção a uma economia mais verde.
Entre os destaques do trabalho realizado, está o olhar cuidadoso para as metas de ecoeficiência, partindo de um modelo com metas específicas de cada negócio para consolidar metas corporativas. Entre os compromissos estabelecidos estão a redução da captação de água em 10%, até 2025.
Para a Dexco, a água é um recurso fundamental tanto para operações florestais e fabris quanto para as comunidades do entorno, fauna e flora. E a companhia atua em várias frentes para desenvolver produtos e processos mais sustentáveis. Para citar um exemplo, todas as divisões de negócios têm sistemas de reuso de água, diminuindo a necessidade de captação para as operações e, consequentemente, auxiliando na minimização do impacto das unidades sobre a disponibilidade hídrica dos locais em que estão instaladas. Em 2022, 5,8 bilhões de litros de água foram reutilizados internamente, só nas unidades de Revestimentos Cerâmicos.
Além disso, a Dexco é a primeira empresa da América do Sul e a quinta no mundo a obter a certificação FSC® (Forest Stewardship Council®, ou Conselho de Manejo Florestal, em português) para Manejo Florestal. Desde 1995, possui o selo, que demonstra que as atividades são ambientalmente adequadas, socialmente benéficas e economicamente viáveis. A Dexco possui aproximadamente 140 mil hectares onde maneja plantações florestais de eucalipto e mantém áreas de conservação com formações vegetais nativas, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além destas áreas, a Dexco mantém cerca de 22 mil hectares de parcerias de fomento florestal com pequenos produtores localizados no estado do Rio Grande do Sul. (Código de Licença: FSC-C006042).
O manejo florestal responsável destas áreas florestais contribui para a manutenção e melhoria dos serviços ecossistêmicos, ou seja, os benefícios que as florestas geram às pessoas e ao ambiente, como manutenção de habitats para fauna e flora local e remoção de carbono da atmosfera, por exemplo. Demonstrando seu papel na conservação dos recursos naturais, em 2023, a Dexco realizou o processo de verificação de serviços ecossistêmicos conforme padrões FSC. Ao final da auditoria realizada por terceira parte, a Dexco recebeu a verificação do serviço ecossistêmico de manutenção da qualidade da água em dois locais, nas unidades de Agudos (SP) e Taquari (RS). Este serviço junta-se aos outros três serviços ecossistêmicos verificados em 2022: conservação da biodiversidade, manutenção dos estoques de carbono e serviços recreacionais.
Nestes dois locais, além das boas práticas de manejo mantidas em todas as áreas florestais da Dexco, como cultivo mínimo, conservação do solo, manutenção de estradas e uso racional de insumos, são implantadas medidas especiais de monitoramento e proteção.
“Estamos constantemente analisando se as condições desse recurso tão precioso estão sendo mantidas ou melhoradas, de acordo com o histórico do local. Buscamos mais esta verificação pela importância destes locais para a empresa e o entorno. O Rio Taquari abastece algumas comunidades, e o manancial de Agudos abastece também o município de Bauru, região que tem uma questão importante de disponibilidade hídrica. Com esse trabalho, vamos garantir uma atenção cada vez maior da nossa operação na conservação desses recursos”, diz Guilherme Setubal, gerente de RI e ESG da Dexco.