De olho no crescimento sustentável, Ibema cria diretoria de Supply Chain

De olho no crescimento sustentável, Ibema cria diretoria de Supply Chain

Já imaginou quantos processos fazem parte da produção industrial, desde a compra de matéria-prima até a entrega ao cliente e pós-venda? Tendo em vista um crescimento estruturado, a Ibema investiu em plataformas de compras, o melhor ERP do mercado (SAP S/4 HANA em nuvem privativa), uma nova ferramenta de gestão da programação industrial que mede as curvas de produção em tempo real e na integração total dessas ferramentas.

Para colocar em prática essa transformação, a companhia agora conta com uma diretoria de Supply Chain, liderada por Irlene Demeneck, que se reporta diretamente ao CEO Nilton Saraiva. À frente da gestão de cadeia de suprimentos, a nova diretora comanda desde a captação de matérias-primas até a entrega ao cliente final, otimizando métodos e operações que compõem o fluxo de materiais e informações ponta a ponta.

O objetivo é aumentar a competitividade frente aos desafios do cenário econômico e geopolítico atuais. “Já sabemos que a otimização dos elos da cadeia é um modelo vencedor para reduzir custos, mas precisamos ir além, buscando continuamente soluções sustentáveis econômica, ambiental e socialmente responsáveis”, defende Irlene.

Economista de formação, com MBA em Comunicação e Marketing e em Gerenciamento de Projetos (FGV) e há 5 anos na Ibema, Irlene acumula experiência de 20 anos em diversas áreas de negócio no mercado B2C, o que lhe confere uma visão sistêmica e estratégica importante nesse desafio. “Meu desafio pessoal é fazer a diferença para uma empresa que admiro e respeito, incorporando práticas cada vez mais sustentáveis e manter em pauta discussões atuais e importantes para o futuro de nosso planeta”, conta a diretora, que se identifica com os valores da Ibema: pensar além da caixa, embalar o futuro e fazer com tato.

Entre as estratégias da nova diretoria de Supply Chain para lidar com esses desafios estão encontrar oportunidades de sinergia e fluidez no fluxo de materiais. “Quando todos os processos estão orquestrados, os resultados são os melhores. É preciso integrar desde o desenvolvimento até a entrega do produto, gerenciando os riscos e instabilidades de um mundo conectado e em constante mudança”, explica.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.