Conheça o Espaço Arvorar da Dexco
O espaço cultural e educativo propõe uma abordagem criativa sobre a história da madeira e sua importância na sociedade, bem como a importância do manejo sustentado de plantações florestais para atender às demandas das pessoas.
A Dexco, maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul, mantém um centro de visitantes com o objetivo de difundir a história da madeira e sua importância na sociedade. Chamado de Espaço Arvorar, o centro faz parte das iniciativas de educação ambiental da Companhia e está localizado em Agudos (SP), onde a empresa conta com uma de suas unidades florestais.
O espaço cultural e educativo propõe uma abordagem criativa sobre a história da madeira e sua importância na sociedade, bem como a importância do manejo sustentado de plantações florestais para atender às demandas das pessoas. Além de serem apresentados os cuidados adotados pela Dexco em suas atividades florestais.
Uma viagem que estimula o despertar dos sentidos, como olhar, o tato e a audição, com elementos que contribuem para uma maior fixação do conhecimento e para o despertar de um novo olhar sobre a madeira.
Localizado em Agudos (SP), o Espaço Arvorar disponibiliza instalações e espaços organizados para o desenvolvimento de atividades de educação e conscientização ambiental para instituições educacionais, colaboradores, membros da comunidade e demais públicos interessados. É um espaço que completa a aprendizagem, tanto do aluno que frequenta o local quanto do público em geral, oferecendo uma interatividade entre o visitante e os objetos expostos.
Os recursos disponibilizados compreendem:
- Auditório equipado com recursos audiovisuais para exposições de temas do manejo de plantações florestais.
- Centro de exposições equipado com painéis e outros recursos que informam sobre a história da madeira, sua importância nos diferentes aspectos da vida, características do manejo de plantações, a importância dos recursos naturais e da biodiversidade.
- Trilhas na área florestal para o desenvolvimento de atividades de percepção ambiental, permitindo o contato do visitante com a vegetação nativa local e as plantações florestais comerciais.
Ao longo do ano de 2024, mensalmente estão sendo realizadas visitas temáticas sobre assuntos relacionados ao manejo de florestas. Batizado de 'Ciências no Arvorar', já foram realizadas aulas de campo noturnas para estudo de anfíbios, palestra sobre botânica com plantio de árvores e caminhada para observação de aves com ornitólogos.