Compromisso com a Agenda ASG é a essência do trabalho na Klabin

Compromisso com a Agenda ASG é a essência do trabalho na Klabin

Não é de hoje que a Klabin estabeleceu, por meio de seu compromisso com o meio ambiente, um caminho para o desenvolvimento sustentável. Mesmo antes de a sigla ASG ganhar força, a companhia já mantinha a sustentabilidade como pilar central para a gestão dos negócios. 

O lançamento da Agenda Klabin 2030, no final do ano passado, é um marco do trabalho que vem sendo feito ao longo da história centenária da empresa. Trata-se dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta. Os KODS, como são conhecidos, estão organizados a partir de 11 temas prioritários, divididos em quatro pilares que possuem 23 metas, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a companhia é signatária desde 2016. 

Entre os compromissos previstos na Agenda Klabin 2030, é possível destacar os que estão relacionados ao Uso da Água, no qual a empresa se compromete a reduzir em 20% do seu consumo específico nas operações industriais, por tonelada de produto; ao Uso de Energia, que prevê reduzir o uso de combustíveis fósseis para garantir uma matriz energética, no mínimo, 92% renovável e 100% de compra de energia certificada proveniente de fonte renovável; e à Diversidade que visa, por exemplo, o atingimento de 30% de mulheres na liderança.

Diante da urgência de ações voltadas à mitigação das Mudanças Climáticas, o tema tem sido um dos pontos essenciais do compromisso da companhia com a sustentabilidade. Recentemente, a Klabin teve suas metas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), que estabelece compromissos com base na ciência. Nele, a empresa se compromete a reduzir as emissões de CO2 (escopos 1 – emissões próprias e 2 – emissões em energia comprada) por tonelada de celulose, papéis e embalagens em 25% até 2025, e em 49% até 2035, tendo 2019 como ano-base.

Vale mencionar, ainda, a emissão de títulos de dívida (bond) vinculados a metas de sustentabilidade - Sustainability-Linked Bond (SLB), realizada pela Klabin em janeiro deste ano, no valor de US$ 500 milhões. No SLB, os títulos estão vinculados ao atingimento de três metas com critérios ASG até 2025. Destas, duas estão diretamente relacionadas à produção fabril, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais e aumentar a reciclagem. A terceira meta é voltada para a biodiversidade, voltada à reinserção de espécies extintas ou ameaçadas de extinção em áreas florestais.

No ano passado, a Klabin passou a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI na sigla em inglês) em duas carteiras: Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes, sendo a única indústria brasileira a estar na carteira mundial. A inclusão no DJSI, que destaca as empresas líderes mundiais em desempenho econômico, práticas de governança e atuação socioambiental, é um importante reconhecimento que reforça a posição da companhia como protagonista na construção de um futuro mais sustentável e coroa o relevante trabalho realizado ao longo dos últimos 122 anos.