Combate ao Covid-19: cooperação e consciência coletiva

Combate ao Covid-19: cooperação e consciência coletiva

Por Andreas Birmoser, CEO da Veracel Celulose S/A

Vivemos uma situação desafiadora e, até então, sem precedentes com o avanço da pandemia do Covid-19. Neste cenário, as empresas exercem um papel fundamental e o momento para agir é agora. Com suas estruturas organizacionais e governança que abrigam centenas de milhares de colaboradores, as empresas devem, neste momento, usar seu poder de influência junto às suas equipes com potencial para alcançar um enorme contingente de familiares. É necessário construir diálogos, fortalecer associações e parcerias.

É uma estratégia robusta direcionar nossos esforços e convocar nossos líderes para informar, incentivar e conscientizar nossos colaboradores para a adoção das melhores práticas de prevenção do contágio - em sintonia com as recomendações das autoridades de saúde pública e da OMS - para que façamos a diferença e superemos esse enorme desafio, mitigando ao máximo perdas que infelizmente virão. Nossa comunicação deve ser educativa, capaz de influenciar e orientar todos à nossa volta para que ajam com responsabilidade e de acordo com os protocolos oficiais de segurança da saúde.

Depois de tudo isso, o mundo será outro e nosso país não passará incólume. E como nós, líderes corporativos, contribuiremos para esta transformação? O momento pede resiliência, consciência coletiva e cooperação. É fato que não saberemos lidar com todas essas situações, mas devemos ter em mente que há um medicamento verdadeiramente eficaz contra a epidemia: a cooperação. Devemos ainda ter como objetivo envidar todos os esforços, fortalecendo a colaboração, por meio de nossas entidades representativas, com os demais segmentos da sociedade e evitando ao máximo impactos adversos em nossas rotinas e operação, contribuindo com a manutenção da atividade econômica no país, com segurança e atenção ao bem-estar coletivo, preservação de postos de trabalho e a geração de valor. Essas atitudes serão de vital importância para a recuperação da economia e garantia de retorno no menor espaço de tempo possível do desenvolvimento do pais após vencermos a batalha contra o Covid-19.

Nós, da Veracel, cientes da nossa responsabilidade empresarial, implementamos e seguimos as medidas preventivas e estamos abertos ao compartilhamento e atentos às necessidades coletivas da nossa região.

Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida: esse é o nosso propósito para ajudar na transformação e para mitigar a pandemia. Só assim caminharemos para uma retomada sustentável o mais rápido possível.