Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Com livro que pegou no projeto #CirculeUmLivro, jovem faz obra de arte em colagem

A jovem Giovanna Maria de Souza Silva, de 24 anos, formada em Artes Visuais, desenvolveu a obra “Iluminuras do cotidiano na cidade”, usando como recurso o livro “O Mestre das Iluminuras”, encontrado na primeira edição da campanha #CirculeUmLivro.

Durante o curso “Colagem: entre os fragmentos e a criação de novos mundos”, do Instituto Tomie Ohtake, ministrado por Renata Cruz, a aluna tinha o desafio de criar um trabalho com um tema escolhido por ela. Giovanna lembrou que, em 2022, na estação Consolação, participou da ação Circule Um Livro, promovida pela Ibá e o Metrô de São Paulo, na qual deixou alguns exemplares infanto-juvenis e escolheu outro título para levar para casa. O livro escolhido foi “O Mestre das Iluminuras”, escrito por Brenda Rickman Vantrease. A partir daí, um novo capítulo se formava na vida da artista.

“Um livro é um novo mundo. Então se fazemos essas ações de troca de livros e circulamos a informação, autorizamos as pessoas a se encontrarem no universo. Eu gosto muito de unir mundos e ver lugares comuns das pessoas, como o metrô de São Paulo”, conta Giovanna. 

A obra desenvolvida desde o início do ano desperta sensações e a visão cotidiana por quem transita pela cidade de São Paulo. “Dei continuidade ao livro e reescrevi uma história de cotidiano, de coisas que vou fazendo aos poucos. Se encontro pelo caminho elementos da natureza, folhas e insetos, incluo na obra”. Giovanna explica que começou a dar o valor real ao papel quando começou a trabalhar. O livro tem um papel de qualidade e, acima de tudo, conta uma história. Algumas técnicas presentes no trabalho são guache, aquarela, gravura e monotipia, além de ser sustentado por tudo o que a artista faz ao longo dos dias. “Acredito muito na colagem como um pensamento. Organizar as páginas dessa forma é um pensamento, para além da técnica. Refiz com o olhar da minha vida, focado em viver com amor”, complementa.

A professora Renata Cruz propõe pensar a colagem como colagem de mundos, uma possibilidade de abrir as imagens que chegam até nós e encontrar outras possibilidades de construção, de ampliação dessas imagens que contam do mundo pra gente. “Além disso, é importante ressaltar que devemos pensar qual é a responsabilidade de um artista hoje que vive em um mundo com catástrofes climáticas e em como é possível gerar uma obra em cima da escassez do planeta”, menciona Renata.  

 Sala de aula do curso de colagem

A convite Abigraf, a Ibá visitou a sala de aula e, no dia, especificamente, a aula propunha produzir novos olhares para materiais que temos em casa, itens recicláveis como a caixa de remédio e de creme dental e, dessa forma, praticar a economia circular. Para a professora, olhar para o próprio material reciclável traz consciência. 

Renata Cruz, professora do curso “Colagem: entre os fragmentos e a criação de novos mundos”, do Instituto Tomie Ohtake

Para a Ibá, o projeto #CirculeUmLivro tem conquistado novos horizontes e o exemplo da Giovanna solidifica isso em arte. “Um livro é capaz de se transformar em muitos caminhos para quem o lê. No caso da Giovanna, a artista escolheu, por meio da criatividade e circularidade, dar novo significado ao próprio papel e aos elementos que poderiam complementá-lo”, finaliza Paulo Hartung, presidente da associação.