CMPC une inovação e sustentabilidade em estratégia de negócio no Plano 2030

CMPC une inovação e sustentabilidade em estratégia de negócio no Plano 2030

A inovação é a alma do progresso, a chave para desbloquear novas possibilidades e impulsionar o desenvolvimento em todos os setores da sociedade. Embora muitas vezes associada à tecnologia de ponta e invenções disruptivas, a inovação se manifesta de diversas formas, desde pequenas melhorias em processos cotidianos até grandes revoluções científicas. No cerne da inovação reside a criatividade, a ousadia de pensar diferente, por isso, a CMPC, multinacional chilena de celulose e papel, se destaca pela promoção de um ambiente corporativo que incentiva o desenvolvimento de uma cultura de inovação constante.

Como maior representante da bioeconomia no Rio Grande do Sul, a base do negócio da companhia é totalmente sustentável e renovável, com um olhar especial e atento para as mais modernas práticas ambientais. Neste sentido, a inovação está no coração da estratégia de desenvolvimento até 2030, pois, de forma prática, a CMPC busca a melhoria de seus processos e o uso cada vez mais racional dos recursos naturais necessários para a realização de suas atividades.

Atualmente, o Grupo CMPC dedica uma parte da sua receita à pesquisa e desenvolvimento, e busca soluções inovadoras para toda a cadeia florestal produtiva. Uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por mais de 130 profissionais, impulsiona o avanço tecnológico em diversas frentes. O programa global 'Beyond' incentiva a participação ativa de toda a companhia no esforço para encontrar soluções inovadoras, por meio da abertura de desafios internos e da efetiva implementação das melhores ideias. O projeto já está em sua 4ª versão e captou mais de 3 mil ideias.

Parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa, startups e clientes complementam o cenário, fomentando a cocriação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta. E como fruto deste direcionamento, novas soluções à base de celulose são concebidas, por meio da exploração do potencial da bioeconomia, com o desenvolvimento de biocombustíveis, produtos químicos renováveis, novas fibras têxteis, nanocelulose, entre outros.

A companhia ainda mantém parceria com a consultoria multinacional Sosa para novas soluções logísticas e com a Pulpex, no desenvolvimento de embalagens ecológicas biodegradáveis inovadoras, como a primeira garrafa de papel molde reciclável e personalizável.
A produção sustentável, com foco na eficiência e na minimização do impacto ambiental, demonstra o compromisso da CMPC com a sustentabilidade em todas as etapas da produção e vai ao encontro de um novo modelo de sociedade em que os negócios caminham de mãos dadas com desenvolvimento social e a geração de valor compartilhado com a comunidade.