CMPC se torna referência em sistema de tratamento de efluentes e em consumo eficiente de água

CMPC se torna referência em sistema de tratamento de efluentes e em consumo eficiente de água

Gerir as operações com foco na sustentabilidade e no melhor uso de cada recurso é um dos principais valores da CMPC. Uma de suas unidades industriais, localizada no município de Guaíba (RS), é o local onde são planejadas e executadas diariamente práticas de economia circular com objetivo de reaproveitar insumos e gerar a menor interferência possível ao meio ambiente.

 

Entre esses processos destaca-se o sistema de tratamento de efluentes desenvolvido pela empresa, e que torna a unidade brasileira uma das poucas no mundo com essa estrutura. A água para o processo de produção de celulose vem do Lago Guaíba, recurso hídrico situado ao lado da planta. Depois de sua utilização, passa pelos tratamentos primário, secundário e terciário para ser devolvida em maiores índices de pureza do que quando foi captada. A CMPC foi pioneira na utilização dessa tecnologia em indústrias de celulose, o que a torna destaque global no setor, e garante excelentes teores de qualidade ao efluente tratado.

 

A companhia também realiza uma reformulação do sistema de higienização de tubetes em que são plantadas as mudas de eucalipto, redirecionando o uso de água da chuva para atividades de limpeza, como lavagem de pisos, entre outros usos, além da instalação de uma ETA (estação de tratamento de água) para criar um circuito fechado de utilização. E como forma de aprimorar ainda mais o uso racional da água, está em processo de instalação um sistema de telemetria de irrigação, que de forma online será possível acompanhar o consumo, possíveis vazamentos e demais usos do recurso.

 

Desde o ano de 2020, a CMPC vem reduzindo em cerca de dez vezes o uso de água em suas operações com uma medida simples: a aplicação de herbicidas por meio de drones. Os equipamentos são responsáveis por pulverizar o conteúdo nas operações florestais da companhia. Estima-se que a aplicação com drones reduza de 150L para 15L a quantidade necessária de água que está presente no processo para cada hectare, além de trazer mais eficácia no resultado final.

 

A companhia também desenvolve e executa as obras do BioCMPC, o maior projeto de sustentabilidade da história do Rio Grande do Sul e um dos mais relevantes no segmento de celulose no mundo. As melhorias, que serão implementadas até o final de 2023, trarão para a unidade industrial uma redução no consumo de cerca de 2 mil litros de água por cada tonelada de celulose produzida.

 

“Para a CMPC, o uso inteligente e sustentável dos recursos naturais durante o processo de produção é algo fundamental, especialmente quando falamos de um bem tão precioso para o nosso planeta como é a água”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC no Brasil. “Desenvolvemos e debatemos diariamente alternativas e meios para reduzir o consumo de água e melhorar o reaproveitamento dos efluentes, o que torna a nossa unidade industrial referência no segmento. Temos ótimas práticas de melhoria contínua, com destaque para o avanço das obras do BioCMPC, que proporcionará uma considerável redução do uso de água em nossos processos”, completa.