CMPC recicla 100% dos resíduos sólidos da produção de celulose e transforma em novos produtos

CMPC recicla 100% dos resíduos sólidos da produção de celulose e transforma em novos produtos

Reconhecida pela segunda vez consecutiva como a empresa mais sustentável do mundo no setor florestal e papeleiro, de acordo com o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, a CMPC promove o tratamento e a reciclagem de resíduos sólidos gerados na produção de celulose.

Globalmente, a empresa tem o objetivo de zerar o envio para aterros sanitários até 2025, buscando a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos gerados. Ao valorizar os materiais descartados, a CMPC garante um destino adequado e evita danos ao meio ambiente. Além disso, oportuniza o desenvolvimento econômico e social para as comunidades vizinhas onde atua, transformando resíduos em geração de renda e novos negócios.

100% dos resíduos sólidos da produção da unidade de Guaíba, o que equivale a 600 mil toneladas por ano, são tratados no Hub CMPC de Economia Circular. Desde 1987, a companhia realiza a iniciativa em parceria com a empresa VIDA, no município de Eldorado do Sul.

Os resíduos sólidos são transformados em mais de 13 novos produtos, a exemplo defertilizante orgânico para o solo, chapas de madeira MDF, matéria-prima para produção de cimento, palmilhas de calçados, caixas de ovos, entre outros itens.

“Precisamos tratar a questão com a importância e cuidado necessários. E aqui na CMPC, reciclamos a totalidade dos resíduos sólidos do processo industrial da nossa unidade de Guaíba, uma iniciativa tão fundamental e que contribui com o meio ambiente”, afirma o diretor diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda. “Por isso, estamos sempre buscando processos inovadores que possam tornar a produção mais circular, utilizando resíduos como insumos para novos produtos”, completa.

spam blockers