CMPC investe em Inovação e Sustentabilidade para transformar o setor de Celulose e Papel

CMPC investe em Inovação e Sustentabilidade para transformar o setor de Celulose e Papel

A CMPC está transformando o setor de celulose e papel a partir do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Em um mundo cada vez mais consciente dos impactos ambientais, a empresa busca continuamente novas soluções para atender às demandas de um mercado em constante evolução.

Por meio da CMPC Ventures, a multinacional chilena estabelece parcerias estratégicas com startups e companhias disruptivas em diferentes localidades do planeta, com o intuito de unir forças com talentos onde quer que estejam. Essa sinergia permite à empresa apresentar processos mais eficientes, novos produtos e respostas que impulsionam a bioeconomia e a preservação dos recursos naturais.

As parcerias já começaram a gerar resultados promissores com projetos voltados para diferentes setores da economia e que tem por objetivo redução de desperdícios, melhoria de processos, ou ainda a concepção de novos materiais.

Uma das iniciativas já em curso promete revolucionar a indústria da construção civil com a criação de estruturas leves e sustentáveis feitas de madeira. Em outra, houve o desenvolvimento de uma plataforma online que conecta a oferta e a demanda por embalagens de papelão ondulado, o que otimiza a logística e reduz o desperdício.

As parcerias globais também foram responsáveis pela concepção da primeira garrafa de papel moldável reciclável e personalizável; da produção de torres de turbinas eólicas feitas de madeira laminada e das espumas para embalagem totalmente biobaseadas a partir de celulose kraft. As pesquisas também permitiram o desenvolvimento de biotecnologias e biomateriais inteligentes, como fibras têxteis a partir de polpa kraft.

Brasil

No Rio Grande do Sul, há mais de 30 anos, funciona o Hub de Economia Circular, no município de Eldorado do Sul. O projeto é responsável por transformar 100% dos resíduos sólidos oriundos do processo de produção de celulose da unidade de Guaíba em 13 novos produtos, como adubos, fertilizantes e materiais para construção civil.

Os produtos desenvolvidos pelo Hub de Economia Circular da CMPC são utilizados em diversos setores, como agricultura e paisagismo, e contribuem para a revitalização de cidades e geram valor para sociedade. E além de reduzir o impacto ambiental, ainda promove novos negócios e oportunidades de emprego e renda para as comunidades vizinhas.

A inovação é um dos pilares da estratégia da CMPC e as parcerias demonstram o compromisso da companhia CMPC em encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do futuro. Ao investir em novas tecnologias e soluções, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção de um mundo melhor para as futuras gerações.