CMPC apresenta case de Economia Circular na COP-26

CMPC apresenta case de Economia Circular na COP-26

A CMPC esteve presente na principal cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as questões climáticas, a COP-26, que ocorreu entre os dias 1 e 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. Durante o evento, que reuniu os principais líderes mundiais, cientistas e ativistas do meio ambiente, a companhia teve a oportunidade de apresentar o Hub CMPC de Economia Circular por meio de um vídeo, especialmente produzido para a ocasião, que ficou em exibição no estande da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Hub CMPC de Economia Circular foi projetado e desenvolvido para promover o gerenciamento dos recursos utilizados durante a produção de celulose e dar um destino aos resíduos do processo, por meio da reutilização e transformação do material em novos produtos, de forma que não haja desperdício ou descarte.

O espaço conta com uma área de 99 hectares e está situado na localidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade ao lado de onde a empresa possui sua planta industrial. O Hub é responsável por reutilizar e transformar 100% das 600 mil toneladas de resíduos geradas por ano a partir da produção de celulose em 15 novos produtos, desde matéria-prima para fabricação de cimento, adubos e fertilizantes até insumos para painéis de madeira.

“Entendemos que nosso modelo produtivo deve estar alinhado com o propósito da companhia, baseado em três C’s: criar soluções inovadoras por meio da celulose; conviver com as centenas de comunidades vizinhas; e conservar o meio ambiente e os recursos naturais dos quais dispomos. Possuímos um modelo de economia circular em que os recursos utilizados não são descartados, mas sim reintegrados em novos processos de produção, gerando negócios, empregos e benefícios ambientais”, afirma o diretor-geral da CMPC no Brasil, Mauricio Harger.

Nas mais de três décadas de aplicação do modelo de economia circular na unidade, cerca 16,5 milhões de toneladas de resíduos deixaram de ser colocadas em aterros. Outro destaque está no não consumo de água na operação central: todo o processo é realizado utilizando água gerada do pergolado de madeira tratado e daquilo que é coletado da chuva.

Além do benefício ambiental, há também o social. A iniciativa é responsável por empregar diretamente mais de 160 pessoas das comunidades do entorno, gerando renda e oportunidade de trabalho digno.

“A adoção do modelo de economia circular permitiu nos aproximarmos ainda mais das comunidades ao nosso redor. Ao desenvolver o Hub, rompemos os muros da companhia e levamos para essas pessoas não apenas os ganhos em relação ao meio ambiente, mas também oportunidades de desenvolvimento social”, conclui o executivo.

Harger destaca a relevância de participar de um evento da proporção da COP26 para apresentar o Hub CMPC de Economia Circular. “O mundo está mobilizado para discutir os caminhos para diminuição das interferências promovidas pela ação humana nos recursos naturais. Para nós, é extremamente compensador poder inspirar algumas das principais liderança globais contando a nossa história de transformação de resíduos e de economia circular em um espaço são nobre. Esse case mostra que existe uma solução sustentável para as empresas. Acreditamos que com o Hub somos indutores de ações alinhadas às práticas de ESG”, conclui.