CMPC aposta na união da Educação ao Esporte para formar cidadãos com consciência ambiental

CMPC aposta na união da Educação ao Esporte para formar cidadãos com consciência ambiental

A transformação da realidade por meio do ensino e da prática esportiva está entre os pilares da CMPC, que investe em ações sociais com o intuito de promover o desenvolvimento das comunidades onde atua. O projeto Desvendar Canoagem é uma das inciativas apoiadas pela CMPC que unem o esporte à educação ambiental. As aulas gratuitas da oficina ocorrem duas vezes por semana no contraturno escolar e são voltadas para crianças do ensino fundamental de instituições públicas de Guaíba.

A ação tem como objetivo apresentar a modalidade olímpica da canoagem para crianças que normalmente não seriam alcançadas por uma prática esportiva que fica limitada aos grandes clubes do Estado.  O projeto ainda tem como missão estimular os alunos do projeto a desenvolverem um estilo de vida que levem a práticas mais saudáveis, a autonomia, senso crítico, cooperação e a conscientização ambiental.

Este último tema é apresentado por meio de palestras e atividades de desenvolvimento de uma consciência sobre os recursos naturais e o papel do ser humano na preservação, coletas de resíduos do Lago Guaíba, além de ensinar como reaproveitar esses materiais para a construção de equipamentos esportivos recicláveis, que são utilizados pelos próprios alunos nas aulas.

Atualmente, o Desvendar Canoagem conta com dois núcleos no Rio Grande do Sul apoiados pela CMPC, ambos em Guaíba, um no Alvorada e outro no Centro. A meta de alunos atendidos já foi superada, alcançando 254 crianças.

A companhia ainda desenvolve outros projetos voltados para a educação por meio do esporte. Confira abaixo algumas das iniciativas.

Vôlei Para Todos – Com sede em Guaíba, atende 250 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos, das instituições da rede pública de ensino. As aulas acontecem duas vezes por semana, no ginásio do Sesi e no do Coelhão.

Esporte Olímpico Sogipa – Atende cerca de 400 jovens de escolas municipais das cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul, que tem a oportunidade de participar de seletivas no clube da Sogipa, nas modalidades de Judô, Ginástica Olímpica e Atletismo.

ABC da Bola com as Meninas - O projeto visa fomentar a prática esportiva e regular do Futebol de Campo para 100 meninas na faixa etária de 10 a 17 anos, moradoras da cidade de Guaíba, Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro. As aulas ocorrem duas vezes por semana, em Eldorado do Sul e Guaíba, com carga horária de 1h, e uma vez por semana em Barra do Ribeiro, com carga horária de 2h.

Skatchê é Tri – Realizado em Guaíba, com crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos. Os 60 alunos da inciativa recebem atendimentos duas vezes por semana pelo período de 1 hora e 30 minutos cada aula. Além das atividades práticas são realizadas oficinas educativas e de manutenção preventiva do skate, mutirão de limpeza da praça e da orla, horta colaborativa mantida pelos alunos e comunidade.