Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Campanha Circule Um Livro, iniciativa Ibá com Metrô de SP

Durante os dias 17 e 23 de abril, a Ibá, em parceria com o Metrô de São Paulo, realizou a 2ª edição da campanha #CirculeUmLivro, para incentivar a troca de livros e proporcionar atividades culturais para os usuários que utilizam as estações Sé, República, Tatuapé, Ana Rosa e São Mateus.

Paulo Hartung marcou presença no dia 19, quarta-feira, na estação Ana Rosa. O executivo doou livros que já havia lido, contribuindo com a ação que estimula a circularidade e a importância da leitura.

Também estiveram presentes o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá; Fabiola Bemfeito, gerente de Comunicação e Marketing do Metrô de São Paulo; e o influenciador digital Kauan Ceglio. Parceiros, como Fabio Mortara, de Two Sides, e Roberta Vieira, da Empapel, prestigiaram a iniciativa.

“A primeira edição em 2022 foi muito bacana e um sucesso. Essa parceria dá um passo pra frente nesse ano. É um movimento que estimula a economia circular na maior cidade do nosso país. A campanha está aglutinando cada vez mais participantes pra trazer um livro de casa e levar outro, viajando no metrô e adquirindo conhecimento. De certa forma, isso alimenta os paulistas e brasileiros e brasileiras”, comentou Paulo Hartung.

O presidente da Ibá complementou destacando as novidades em 2023. “Além das trocas de livros, três estações receberão atividades culturais. Mais uma oportunidade de impulsionar a leitura e demonstrar ao público a sustentabilidade do papel brasileiro, que vem 100% de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para fins industriais, contribuindo, inclusive, com a preservação da biodiversidade”.

José Carlos da Fonseca também deu luz à conexão que os livros realizam entre conhecimento e sustentabilidade. “Os livros, além de serem uma forma tradicional de compartilhar conhecimento, são um exemplo de produto sustentável alinhado com as expectativas globais para uma economia e um futuro mais verdes. Tais expectativas só podem ser concretizadas com bons exemplos e o setor de arvores cultivadas é um deles”.

Neste ano, as novidades foram as atividades culturais como contação de histórias, mediação de leitura e amarelinha sustentável, acontecendo simultaneamente à troca de livros, para que o público pudesse refletir sobre a leitura, a sustentabilidade do papel e a importância da fauna e do folclore brasileiro de forma lúdica e didática.

Mais de 4 mil livros de diferentes gêneros foram doados pelas 19 editoras e entidades apoiadoras da ação. Entre as empresas, estão: Mauricio de Sousa Produções (MSP), Two Sides, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Abigraf, Livros Para Todos, Grupo Editorial Scortecci, Maralto Edições, Editora Global, Editora Panini, Editora Nacional, Editora Melhoramentos, Editora Novatec, Paulus Editora, Gráfica Viena, Embalagens Santa Inês, Leograf, Grupo Editorial Pensamento, Blucher e Estação Liberdade.

A campanha 2023 rendeu bons frutos. A TV Cultura gravou diretamente da estação Ana Rosa, convidando passageiros a trocarem um livro que já leram enquanto levam outro pra casa, estimulando a circularidade. Ao todo, foram mais de 20 matérias entre jornais e sites, mais de 40 rádios atingidas, com artigos na mídia. Além de imprensa, a ação foi compartilhada nas redes sociais, com a ativação de 40 influenciadores digitais, resultando em 22 milhões de possíveis pessoas impactadas. Os canais de comunicação do próprio Metrô como a TV Minuto (display dentro do vagão) e o JC Decaux (displays nas estações) também fizeram parte da estratégia.

Indo além, a APRE e a Embrapa Florestas estão desenvolvendo a ação em Curitiba, em um das principais ruas da cidade, entre os dias 24 e 27 de abril. O jornal Meio Dia Paraná, da rede Globo, foi até o local para conferir a iniciativa e convidar ainda mais pessoas para a troca de livros.