Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Brasil, o país da “megadiversidade”

Biodiversidade ou diversidade biológica, nada mais é que a variedade de seres vivos que habitam nosso planeta, ou seja, todas as formas de vida, como plantas (flora), animais (fauna), microrganismos e fungos, que nele habitam.

O Brasil possui características favoráveis para abrigar uma imensa variedade de espécies, animais e vegetais, tais como dimensão continental, clima tropical, inúmeras reservas florestais e localização geográfica favorável para o desenvolvimento das espécies. Atualmente, cerca de 20% das espécies conhecidas no mundo estão no Brasil.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, 61% do território nacional é coberto por vegetação nativa. Além de ser o habitat para plantas, animais e micro-organismos, as florestas possuem funções ecológicas importantíssimas para preservar as espécies porque regulam o regime de chuvas, o clima (temperatura e umidade) e protegem o solo.

Uma das missões do setor de árvores plantadas é a preservação da biodiversidade. Segundo dados de 2015, o setor é responsável pela proteção de 5,6 milhões de hectares de áreas naturais, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs); e restauração de 45 mil hectares de áreas degradadas. Assim, para cada 1 hectare de florestas plantadas, protege-se 0,7 hectare de área natural.

Quer conhecer mais sobre como o setor de árvores plantadas faz para ajudar a preservar a biodiversidade?

Então acesse nosso infográfico “Árvores Plantadas e Biodiversidade” e confira conteúdo exclusivo!