Bracell: tecnologia aplicada à sustentabilidade com o uso consciente da água

Bracell: tecnologia aplicada à sustentabilidade com o uso consciente da água

A Bracell tem o compromisso com a sustentabilidade e, por isso, investe no uso de tecnologias avançadas para garantir o desenvolvimento sustentável em todas as suas operações, processos e atividades.

O projeto da nova fábrica em Lençóis Paulista (SP), que entrou em operação no final de 2021, traz iniciativas que garantem o uso eficiente da água e permite que a Bracell tenha um dos menores consumos de água por tonelada de celulose produzida dentre as empresas do setor. Segundo Relatório de Sustentabilidade da Ibá 2021, 82% da água captada no segmento de celulose e papel é devolvido ao corpo d’água. A Bracell é referência e se destaca, pois devolve 85% da água e tem como meta chegar aos 90% tão logo a operação das novas linhas estejam estabilizadas.

Outra inovação que a nova fábrica traz é a implantação do tratamento terciário de efluentes, iniciativa pioneira em empresas do setor no estado de São Paulo. Essa tecnologia faz com que a água seja devolvida mais limpa ao rio, iniciativa que reflete o compromisso da Bracell com os recursos naturais.

Por meio do monitoramento de microbacias, ampliamos o conhecimento sobre as condições hidrográficas de cada área. Trabalhamos ainda para a proteção de nascentes e corpos de água, além da recuperação de mata nativa de reserva legal e de áreas de preservação permanente (APP), como forma de manter a disponibilidade de recursos hídricos.

Na Bahia, iniciamos em 2021 um projeto de Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos Superficiais no litoral norte do Estado. O projeto envolve 23 microbacias sob influência da atividade florestal na região, com uma área total de mais de 11 mil hectares. Além destas, a Bracell monitora a microbacia do rio Farje, em Alagoinhas. Conhecido por ser um dos mais antigos do Brasil, sendo realizado há mais de 25 anos, o monitoramento da microbacia do rio Farje é realizado de forma diferente daquele feito nas 23 outras microbacias monitoradas nas áreas da Bracell. O rio Farje nasce na fazenda da Bracell que lhe dá nome e ao sair da propriedade da empresa ganha a denominação de rio Quiricó Grande. Seu curso passa pelos municípios de Araçás, Itanagra e Pojuca, onde deságua no rio Pojuca.

Realizado numa parceria entre a Bracell e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), por meio do Programa Cooperativo de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (Promab), o trabalho no Farje teve início em 1996 e, recentemente foi tema de um vídeo produzido pela empresa e que está disponível no canal do youtube.

A Bracell reforça que utiliza o que há de mais inovador com apoio da tecnologia para redução do consumo de água, por isso o desafio agora é manter esse consumo reduzido e consciente da água em todos os processos e, nesse sentido, a Bracell reafirma que esse é um compromisso permanente.