Bracell realiza projetos de Educação que transformam a sociedade
A Bracell tem como filosofia de que só é bom para a empresa se for bom para a comunidade, clima, país e os clientes. Por meio do Bracell Social, a companhia realiza projetos que contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.
O Bracell Social é composto por três pilares: empoderamento, estar-bem e educação. Dessa forma, a companhia está investindo em relevantes programas educacionais em suas áreas de atuação na Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Litoral Norte e Agreste Baiano, um dos projetos de destaque é o Educação Continuada, destinado à formação de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da rede pública de ensino, contribuindo para a qualificação do ensino-aprendizagem e para a melhoria de importantes indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Instituída em 2014, a iniciativa conta com a parceria técnica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) e atua no fortalecimento da educação básica, com foco na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O projeto está presente, atualmente, em 12 municípios baianos e já alcançou, até setembro deste ano, 28.530 pessoas, dentre profissionais da educação e estudantes.
No município baiano de Inhambupe, existe o Núcleo de Educação Ambiental, espaço especialmente voltado às formações e vivências com foco na importância da preservação ambiental. O local conta com uma trilha ecológica, onde os visitantes podem conhecer diversas espécies da fauna e flora.
Em São Paulo, a empresa em parceria com o Instituto LideraJovem, organização da sociedade civil (OSC), está implantando este ano em 17 municípios do interior paulista, uma capacitação focada na formação de facilitadores. Por meio do uso de metodologias ativas, os educadores e servidores públicos municipais, podem aprimorar técnicas para serem aplicadas na formação de adolescentes, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o século XXI.
A formação, totalmente gratuita, foi uma iniciativa da Bracell e contribui para que os participantes utilizem ferramentas que potencializem o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos adolescentes e jovens, ampliando a visão de mundo e de futuro deles.
Já no Mato Grosso do Sul, o Bracell Social em conjunto com a Prefeitura de Água Clara, realizaram este ano o projeto Visão no Futuro. O programa iniciou em março, com a capacitação de professores e outros profissionais interessados em participar da iniciativa, para que estivessem aptos a realizar o Teste de Acuidade Visual no ambiente escolar. Ao todo, foram capacitados 35 professores e agentes comunitários de saúde, que promoveram uma triagem em todos os 2,7 mil alunos da rede pública do município.
Entre os meses de junho e agosto deste ano, as mais de 700 crianças que apresentaram algum problema de visão, foram encaminhadas para atendimento com os especialistas. Depois das avaliações, as crianças que receberam a prescrição médica para o uso dos óculos já podiam escolher sua armação com a ótica parceira. Foram entregues um total de 439 óculos gratuitamente custeados pela empresa.