Bracell fortalece projetos educacionais
O foco principal é proporcionar uma experiência enriquecedora de formação e sensibilização para a leitura, tanto para os professores do ensino fundamental I quanto para os professores de língua portuguesa do ensino fundamental II
Comprometida com o desenvolvimento social das comunidades onde atua, a Bracell possui compromissos relacionadas à educação. Em São Paulo, a companhia iniciou neste ano o Projeto Leitura Viva, que realizou a entrega de mais de 26 mil livros distribuídos para mais de 8 mil alunos das escolas públicas municipais e estaduais dos municípios de Lençóis Paulista e Macatuba. O foco principal é proporcionar uma experiência enriquecedora de formação e sensibilização para a leitura, tanto para os professores do ensino fundamental I quanto para os professores de língua portuguesa do ensino fundamental II.
Além de ampliar o hábito de leitura na rede pública de ensino, o projeto também irá fomentar a formação continuada de professores para o trabalho pedagógico com a literatura infanto-juvenil. Assim, o Leitura Viva oferece suporte pedagógico aos professores por meio de formações, desenvolvimento de atividades online e a realização de rodas de leitura.
Mais de 300 professores de língua portuguesa estão integrando o projeto e participando da formação.
No estado da Bahia, a empresa investe em ações e programas de educação ambiental para formação e orientação das comunidades em sua área de influência. Uma delas é o Núcleo de Educação Ambiental, desenvolvido em 10 municípios do território do Litoral Norte e Agreste Baiano. O projeto visa à disseminação de conhecimentos e mobilização de estudantes, educadores, comunidades e colaboradores da empresa e seus familiares para a importância da preservação ambiental. Além disso, promove também atividades como palestras, oficinas de reciclagem, passeios por trilhas ecológicas e ações especiais em datas comemorativas.
Como resultado dessas ações, em 2023, foram realizadas 133 visitas ao Núcleo, que é um espaço de experimentações e vivências em educação ambiental situada na Fazenda Salgado, na cidade de Inhambupe. Ao todo, o projeto envolveu 105 escolas, 16 comunidades e 4.366 estudantes, educadores e moradores da região.