Bracell e seu compromisso social

Bracell e seu compromisso social

A silvicultura do eucalipto é compatível com outras culturas, a exemplo da produção apícola praticada em áreas de florestas plantadas, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos. Neste sentido, a Bracell realiza o programa “Polinizadores”, que ocorre em parceria com associações de apicultores das regiões de atuação da empresa nos estados da Bahia e de São Paulo. A iniciativa é realizada por meio do Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia.

Desta forma, a companhia contribui para o desenvolvimento da apicultura, promovendo também o uso múltiplo das florestas plantadas de eucalipto. Ou seja, a Bracell autoriza a instalação e o manejo de apiários em áreas da operação florestal, permitindo o uso da florada do eucalipto e da vegetação nativa para a produção do mel e demais produtos derivados do manejo de abelhas.

Na Bahia, em 2022, o projeto envolveu 67 apicultores e contribuiu para a geração de renda de R$ 1.061.960,00. Em São Paulo, no mesmo ano, a iniciativa integrou 114 apicultores, gerando renda de R$ 75.000,00.

Farmácia Verde

Ainda na Bahia, a Bracell apoia o Farmácia Verde, projeto encabeçado por mulheres da comunidade quilombola do Cangula, em Alagoinhas. Juntas, elas produzem sabonetes artesanais, com propriedades medicinais e terapêuticas. Em 2022, o projeto inaugurou o Núcleo de Saboaria para ampliar em 100% a produção dos itens.

O Farmácia Verde existe desde 2017 e nasceu para potencializar os conhecimentos ancestrais da comunidade na criação de produtos com base natural. Em 2021, as integrantes concluíram o Curso de Extensão Universitária em Naturoterapia, fruto de parceria entre Bracell, Instituto de Ciências e Naturoterapia da Bahia (ICNB) e Faculdade Cristã da Bahia (Unicristã), com assessoria técnica da Lélis Consultoria.

Os dois projetos são desenvolvidos pela Bracell Social, área responsável pelo investimento social da companhia. A empresa tem uma atenção especial com o meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades e, neste sentido, tem feito parcerias que tem contribuído. Os projetos conciliam o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental, abrindo a possibilidade de apoiar outros negócios dentro das áreas de operação da empresa.