Bracell: bioeconomia aplicada em toda cadeia produtiva

Bracell: bioeconomia aplicada em toda cadeia produtiva

A Bracell acredita na bioeconomia e no seu potencial de criar valor positivo social, ambiental e econômico. Por isso tem investido em novas tecnologias que reduzam a pegada ambiental, geram eficiência operacional, mantenham os riscos socioambientais controlados e criam impacto positivo ambiental, social e econômico.  

Segundo a ONU, até 2050 a população mundial se aproximará de 10 bilhões de pessoas. E isso ampliará a pressão sobre a agricultura e os recursos naturais. A transformação do atual modelo econômico de desenvolvimento – baseado em sua grande maioria na utilização de recursos fósseis – é um dos principais desafios globais.  

Contribuindo para vencer esse desafio, a Bracell inova o setor de celulose ao construir, em Lençóis Paulista (SP), uma fábrica que aplica a bioeconomia em toda a sua cadeia produtiva.  

Mais do que uma fabricante de celulose, por meio da sua nova fábrica, a Bracell se conecta ao futuro da bioindústria. Além de uma celulose “verde”, produzida sem o uso de combustíveis fósseis, a nova fábrica utilizará tecnologias e equipamentos modernos que impressionam, principalmente, porque reduzirão a pegada ambiental do processo de fabricação de celulose e incrementarão o valor ambiental positivo que já é gerado pela Bracell, tornando a produção ainda mais sustentável.  

A nova fábrica terá uma das maiores unidades de gaseificação em operação, utilizando 100% de matéria-prima renovável – a biomassa de eucalipto – para produzir biogás, completamente livre de combustíveis fósseis. Além disso, a empresa será autossuficiente em geração de energia limpa e ainda exportará 180 megawatts (MW) para o sistema nacional, suficientes para abastecer uma cidade com 3 milhões de habitantes.  

A Bracell produz celulose de Eucalipto Branqueada (Kraft) – utilizada na fabricação de papéis de diversos tipos, entre outros usos –, celulose Solúvel - Rayon-Grade – utilizada na fabricação de viscose, entre outros usos – e celulose Solúvel Especial Specialty-Grade – utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos, alimentícios, cosméticos, entre outros usos. A celulose da Bracell é fabricada com 100% de madeira de eucalipto certificada, proveniente de florestas plantadas. Com a nova fábrica, a Bracell será a maior e mais verde produtora de celulose solúvel do mundo.

Leia mais sobre a Bracell e sua gestão em sustentabilidade no Relatório de Sustentabilidade 2020, disponível em https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorios-de-sustentabilidade/