Comunicação

IMPRENSA E NOTÍCIAS

Bracell avança na atuação em prol do clima e assume metas inovadoras com Agenda 2030

A Bracell lançou recentemente sua agenda estratégica de ESG para 2030 alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne metas e ações de sustentabilidade para a construção de um legado sustentável. A companhia, que já possui uma sólida atuação e projetos inovadores para o setor, renova e amplia sua estratégia com foco em aumentar os impactos positivos para meio ambiente e para a sociedade. Ao todo, foram assumidos 14 novos compromissos e metas para os próximos sete anos, divididos em quatro pilares: ações pelo clima, paisagens sustentáveis e biodiversidade, crescimento sustentável e empoderando vidas.

O vice-presidente de sustentabilidade e comunicação da Bracell, Márcio Nappo, destaca que, a nova agenda da companhia, reforça a atuação em frentes prioritárias: “Sabemos que estamos assumindo compromissos inéditos e ousados para o setor de papel e celulose, mas, ao mesmo tempo, acreditamos que esse tipo de comprometimento é necessário e capaz de trazer frutos consistentes para um futuro melhor para todos. Estamos convictos que conseguiremos trazer esses resultados positivos”, disse.

Para criar uma operação positiva para o clima, na direção de uma economia de baixo carbono, a Bracell se compromete a:

• Reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produto;

• Remover 25 MtCO₂e da atmosfera entre 2020 e 2030;

“Para contribuir com essa meta, realizaremos a substituição de toda frota de saída por caminhões elétricos. Além disso, implementaremos o uso de painéis solares na cobertura da nova fábrica de Tissue e nos novos viveiros de mudas para ampliar nossa geração de energia verde. Outra iniciativa será a construção de cinco Torres de fluxo até 2025 para medir o balanço de CO₂ e o uso de água nas florestas plantadas e nativas da Bracell para avançar na ciência do clima”, destaca Nappo.

Outra meta da companhia para 2030 é a construção de sistemas regenerativos que favoreçam a natureza, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. Com isso, a companhia pretende:

• Dar apoio na conservação de 230 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas, realizando ações para proteger e conservar unidades de conservação públicas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga;

• Proteger e melhorar as condições do habitat de espécies endêmicas e ameaçadas por meio do monitoramento da qualidade dos habitats naturais em áreas prioritárias de conservação;

• Dar suporte na reintrodução de animais na natureza ao dobrar o número de áreas sob gestão da Bracell certificadas pelos Órgãos Ambientais para soltura de animais silvestres em matas nativas;

• Apoiar ao menos 10 parcerias ou projetos de pesquisa por ano sobre conservação da biodiversidade.

“Nosso Compromisso Um-Para-Um, que contribui com a conservação, restauração e proteção das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio, é um importante aliado na construção desse legado”, ressaltou Márcio Nappo.  A companhia tem a sustentabilidade como um compromisso e na agenda ESG 2030 assumiu diversas metas, entre elas o combate a mudanças climáticas, reiterando um de seus valores, que diz: “...se é bom para o Clima, será bom para a Bracell”.