Bracell agindo hoje para a construção de um futuro sustentável

Bracell agindo hoje para a construção de um futuro sustentável

A Bracell nasceu com a missão de melhorar a vida das pessoas, utilizando matérias-primas renováveis ​​para a fabricação de produtos biodegradáveis. A empresa entende que, para construir um futuro melhor, é preciso agir no presente com transparência, responsabilidade nos negócios, melhorando de forma contínua sua gestão, seu desempenho ambiental, socioeconômico e de governança. Nossa visão ESG (ambiental, social e governança) tem como premissa que a empresa seja um negócio que atue de forma sustentável na bioeconomia circular, com a proposta de revolucionar a indústria de celulose de base florestal para permanecer na vanguarda, ao mesmo tempo que fornece produtos diversificados por meio de florestas renováveis e geridas de forma responsável.

Lais Drezza, Gerente de Sustentabilidade da Bracell enfatiza que “a estratégia de sustentabilidade da Bracell visa criar valor compartilhado por meio da construção de parcerias duradouras, fazendo o bem para as comunidades, país, clima, clientes, pois assim, será bom para a Empresa”. A estratégia é baseada em seis pilares: Biodiversidade e Paisagens, Clima, Inclusão social, Pessoas e Cultura, Governança e Produção Responsável. Dentre as ações realizadas, destacamos que mais de 30% da base florestal da Bracell (BA e SP) é destinada à conservação ambiental. Além de apenas plantar em áreas antropizadas, também investimos no plantio de florestas de eucalipto em áreas degradadas em São Paulo, especialmente por pastagens, o que aumentou a nossa contribuição para o clima. Nossa empresa é negativa em emissão de carbono, ou seja, retira mais CO² da atmosfera por meio das atividades florestais do que emite na operação, refletindo parte de nossa preocupação com o clima, com a comunidade e com o meio ambiente. Além disso, a estratégia de responsabilidade social é colocada em prática por meio do Bracell Social, programa com foco nas pessoas e comunidades, com 3 linhas de atuação: Educação, Empoderamento e Estar-bem. Nossos projetos beneficiaram em 2020 mais de 116 mil pessoas.

A empresa estruturou seu primeiro Comitê de Sustentabilidade. Por meio da sinergia de times que se complementam, os Comitês têm como objetivo realizar a gestão de riscos e oportunidades socioambientais, monitorar o desempenho nos critérios ESG, além de acompanhar a implantação da agenda de sustentabilidade nas unidades. A Bracell está comprometida também com a promoção do empoderamento feminino, seja em seu ambiente de trabalho, como também nas comunidades onde atua, por isso, é signatária dos WEPs (Women Empowerment Principles).

Confira esses e outras ações realizadas pela empresa no Relatório de Sustentabilidade 2020: https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorios-de-sustentabilidade/acessar/?nowprocket=1.