Bracell 2030 – um compromisso com a sustentabilidade

O crescimento responsável e sustentável é a base da estratégia de negócio da Bracell e para solidificar a preocupação com o meio em que atua, vislumbram-se a oportunidade de alinhar boas práticas à estratégia ao definir as Metas 2030, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O compromisso
O Bracell 2030 formaliza o compromisso em construir um futuro mais sustentável e inclusivo. A meta é gerar impacto positivo e criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e, então, para a empresa, em linha com a visão de sustentabilidade. Para atingir isso, foram estabelecidas 14 metas de sustentabilidade organizadas em quatro pilares estratégicos, sendo Ação pelo Clima, Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade, Promovendo Crescimento Sustentável e Empoderamento de Vidas.
O progresso de cada um deles é acompanhado e reportado periodicamente, o que possibilita transparência e elaboração de planos de ação contínuos. Além de compromissos internos, a Bracell valoriza parcerias que fortalecem a governança climática. Esse diálogo aberto com stakeholders e o alinhamento aos ODS permitem à empresa monitorar e ajustar seus objetivos de sustentabilidade, assegurando transparência e impacto positivo contínuo.
A empresa vem construindo sua jornada de ação pelo clima com base em sólidos investimentos que visam melhorar a eficiência operacional, otimizar o uso de recursos naturais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), visando uma economia de baixo carbono.
Por meio do seu inventário GEE corporativo, formação de grupos de trabalho técnicos e estruturados que discutem projetos e iniciativas de descarbonização, juntamente com análises de cenários e projeções BAU (business as usual) ao longo do tempo, levando em consideração a expansão de operações, projeções de redução de emissões, integram-se as ações práticas com o cumprimento de nossas metas.
Entre os compromissos climáticos, destacam-se:
Redução de emissões de carbono
A Bracell pretende reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produto até 2030.
Remoção de carbono da atmosfera
Entre 2020 e 2030, a Bracell espera remover 25 milhões de toneladas de CO2e da atmosfera, reforçando seu papel no controle climático.
Conservação de áreas naturais públicas
Com uma meta de proteger 230 mil hectares de matas nativas, a empresa contribui para a preservação de habitats e a manutenção da biodiversidade.
Redução de resíduos sólidos para aterro
A Bracell tem a meta de reduzir em 90% os resíduos sólidos industriais apara aterro por tonelada de produto.
ESG
Como uma das líderes do segmento e consciente da importância de sua atuação no país, a Bracell tem contribuído significativamente para os bons resultados do setor, com projetos ligados à conservação e proteção de áreas verdes.
O setor de árvores plantadas, segundo o Relatório Anual da Ibá, reforça seu papel no combate às mudanças climáticas por meio de práticas sustentáveis, incluindo o plantio diário de milhões de árvores e o manejo responsável em mosaico, que sequestra carbono e conserva a biodiversidade. Além disso, o setor avança na descarbonização ao adotar energia renovável e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.