Bracell 2030 – Compromisso com a sustentabilidade
A companhia já possui diversos projetos para o uso consciente da água, a exemplo do tratamento de efluente de última geração e realizado em três fases e, em 2022, tornou-se a primeira do setor de celulose no estado de São Paulo a adotar esta medida
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, lançou recentemente o compromisso Bracell 2030, estratégia de longo prazo da companhia para a sustentabilidade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e sua agenda 2030, visando a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
A companhia já possui diversos projetos para o uso consciente da água, a exemplo do tratamento de efluente de última geração e realizado em três fases e, em 2022, tornou-se a primeira do setor de celulose no estado de São Paulo a adotar esta medida. Como resultado, cerca de 95% da água captada do Tietê volta ao rio após o processo industrial, como efluente tratado, com parâmetros ambientais que atendem plenamente a legislação brasileira e do estado de São Paulo.
Além disso, uma das ações realizadas pela empresa e que vale destacar é o mais antigo monitoramento de microbacia já realizado no Brasil: o do rio Farje, que ocorre em uma propriedade da Bracell, em Alagoinhas (BA). Por meio do Programa de Monitoramento e Modelagem de Microbacias (Promab) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), esse monitoramento gera informações sobre o funcionamento hidrológico do manejo sustentável nas plantações florestais. Os resultados da ação têm contribuído de forma positiva com as comunidades trazendo resultados que apontam dados qualitativos e quantitativos num balanço hídrico extremamente positivo na região.
E com o objetivo de ampliar os debates acerca da sustentabilidade, com o Bracell 2030, a empresa definiu 14 metas para ampliar os impactos positivos de sua operação na cadeia de valor que são divididas em Ação pelo Clima, Paisagens Sustentáveis e Biodiversidade, Empoderando Vidas e Promovendo Crescimento Sustentável.
No pilar Promovendo Crescimento Sustentável, entre as metas, está a redução de 47% no consumo de água por tonelada de produto. Atualmente, o número é de 31,1 e para 2030, a meta é atingir 16,6 (m³/t).
“Por meio das ações concretas do Bracell 2030 podemos construir um futuro melhor para a indústria de papel e celulose no Brasil, posicionando a Bracell como uma das vozes líderes em sustentabilidade em nosso setor”, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de sustentabilidade da Bracell.