Biomassa

Biomassa é um recurso renovável proveniente de matéria orgânica – de origem vegetal ou animal – que tem por objetivo principal a produção de energia. No Brasil, as principais fontes de biomassa são a lenha, o carvão vegetal e, embora ainda em pequena escala, os pellets de madeira.

Floresta energética é uma floresta plantada e tem a biomassa para energia como principal produto. Ela é formada estrategicamente para gerar energia limpa e renovável. As florestas energéticas podem suprir usinas termoelétricas de forma competitiva, descentralizando o sistema de produção de energia, além dos benefícios ambientais, econômicos e sociais, por meio da criação de empregos diretos e indiretos na região de implantação.

Outros benefícios importantes são a diminuição da pressão pelo desmatamento de florestas naturais, bem como a conservação de importantes ecossistemas e produção de madeira em regiões de baixa oferta de recursos naturais e não aptas ao desenvolvimento de outras atividades produtivas.

Um importante produto das florestas energéticas é o carvão vegetal, que além de produzir energia tem a finalidade de ser um redutor bioenergético na produção de ferro gusa, sendo a siderurgia brasileira a única no mundo a carvão vegetal. A substituição do uso de combustíveis fósseis por biomassa possibilita o sequestro de CO2 da atmosfera a partir da fotossíntese e estoque de carbono na biomassa, que pode ser utilizada no lugar de produtos ou fontes energéticas não renováveis, contribuindo para redução das emissões de Gases do Efeito Estufa.