Atuação Nacional

Relacionamento com autoridades e representação do setor em discussões e eventos

Nacionalmente, a Ibá mantém relacionamento próximo com parlamentares no Congresso, Câmara dos Deputados e Senado Federal, além de Ministros de Estado. Em encontros individuais ou em eventos, a associação promove discussões sobre agendas de interesse do setor.

Representantes da Ibá tiveram participação ativa em debates importantes como a aprovação da Lei da Terceirização e Reforma Trabalhista; e seguem fazendo contribuições na agenda legislativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para inclusão de projetos de lei de interesse; com representação junto ao Supremo Tribunal Federal, quanto ao julgamento de temas de interesse do setor; e trabalho intenso na questão do Papel Imune, para que a Receita Federal mantenha o tema sob fiscalização constante; entre outros assuntos.

Para organizar agendas e propostas, assim como discutir estratégias e posicionamentos diante de assuntos de interesse do setor, a Ibá lidera 14 comitês. São eles: Relações Governamentais, Tributário e Fiscal, Jurídico, Comércio Exterior, Papel Imune, Papel Cartão e Papel para Embalagens, Clima, Diretor Painéis, Diretor Laminados, Diretor Florestal, Defesa Florestal, Certificação Florestal, Biotecnologia e Comunicação.

São ainda organizados Grupos de Trabalho, com participação dos associados, para debate de temas específicos e tomadas de decisão. Recursos Hídricos, Biodiversidade, Barreiras Técnicas, Licenciamento, Qualidade Painéis e Qualidade Laminados são alguns exemplos.