Atuação Internacional

Trabalho estruturado em negociações de acordos e protagonismo na discussão de temas de interesse

Na agenda internacional, a Ibá participa ativamente dos mais importantes fóruns e conselhos mundiais de base florestal, temas industriais e negociação de diversos assuntos relacionados ao comércio exterior de produtos de base florestal, nos quais apresenta e defende temas de interesse para o setor de árvores plantadas do País. A agenda internacional da associação engloba temas florestais, como certificação, boas práticas de manejo florestal, biotecnologia arbórea e inovação; industriais, como acordos e regulamentações internacionais, barreiras técnicas, infraestrutura para o comércio exterior, defesa comercial, competitividade, uso de resíduos e reciclagem; e socioambientais, como apoio a pequenos produtores florestais e absorção de carbono pelas árvores plantadas.

Entre as atividades, destaca-se a liderança do Grupo de Trabalho de Agronegócios do BRICS Business Council (grupo político de cooperação, multilateralismo e abertura comercial que reúne Brasil, Rússia, Índia e China); e da Comissão de Meio Ambiente e Energia da Câmara de Comércio Internacional (ICC, da sigla em inglês). 

É tamb~em relevante a participação da Ibá no Steering Committee do International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA), formado por mais de 30 associações de importantes países do mercado florestal mundial, como a Confederation of European Paper Industries (CEPI), American Forest & Paper Association (AF&PA) e a Forest Products Association of Canada (FPAC). O ICFPA busca promover a cooperação de seus membros em áreas de interesse comum, além de defender mundialmente a indústria de produtos de base florestal, por meio de uma agenda de temas de grande relevância e de ações conjuntas, apresentados pelos associados.

A atuação internacional inclui, também, o acompanhamento das grandes negociações internacionais conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU): as mudanças do clima e o desenvolvimento sustentável. A entidade é membro-observador da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) e da United Nations Conference on Sustainable Development (UNCSD), nas quais acompanha os temas de interesse e de impacto para o setor brasileiro de árvores plantadas.

Por fim, a Ibá mantém ainda relacionamento com outras organizações que tratam de temas de interesse do setor florestal mundial, como o Forest Solutions Group do World Business Council for Sustainable Development (FSG/WBCSD), os principais sistemas de certificação florestal - Forest Stewardship Council (FSC) e Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC) - e fóruns e organizações socioambientais, como o The Forest Dialogue (TFD).