Atuação da Eldorado Brasil na Conservação da Biodiversidade

Atuação da Eldorado Brasil na Conservação da Biodiversidade

Por meio de boas práticas de sustentabilidade, a Eldorado Brasil Celulose afirma seu compromisso na conservação da biodiversidade, sendo destaque em várias ações que promovem o equilíbrio da natureza e conservação da fauna e da flora. Atrelado à sua Política de Sustentabilidade, apresenta um manejo florestal responsável. São 426 mil hectares de área florestal certificada pelo FSC® (FSC-C113536) e CERFLOR, divididas em áreas produtivas e áreas de conservação onde habitam uma variedade de espécies silvestres.


Para a proteção da biodiversidade, os plantios de eucalipto são entremeados por formações nativas, desenvolvendo um mosaico de vegetação. Todas as áreas naturais são mapeadas, monitoradas e protegidas integralmente pela área de vigilância patrimonial da empresa. A intercalação entre áreas plantadas e florestas nativas, contribui no fluxo de fauna e flora. Em outras palavras, são formados corredores ecológicos que promovem o equilíbrio do ecossistema. A empresa também possui programas ambientais para identificar e monitorar a dinâmica da biodiversidade nesses ecossistemas.


Os Monitoramentos e Programas Ambientais têm se apresentado relevantes para o conhecimento das espécies, contribuindo com um grande número de informações, a redescoberta de espécies que não eram registradas há um bom tempo, assim como o registro de novas espécies. Algumas raras e ameaçadas como o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) ou endêmicas como o teiú-de-quatro-linhas (Tupinambis quadrilineatus) foram registradas na área de atuação da Eldorado Brasil.


Ao todo, foram registradas 445 espécies de flora e 460 espécies de fauna, sendo 333 de aves, 59 de mamíferos, 36 de anfíbios e 32 de répteis. Destas, foram registradas 39 espécies endêmicas e outras 28 ameaçadas de extinção da fauna, além de 44 espécies endêmicas e 6 espécies ameaçadas de extinção da flora.


Atestando este compromisso, em 2023 a Eldorado Brasil recebeu a recomendação para a Declaração de três Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® (FSC® - FSC-C113536 - Conselho de Manejo Florestal), destacando seu impacto positivo na conservação ambiental. Como uma das pioneiras no Mato Grosso do Sul, recebeu a declaração de serviços ecossistêmicos em bacias hidrográficas pela conservação da Fazenda Pântano, em Selvíria (MS), uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), com 1.341 hectares, que mantém a qualidade do corpo d’água. O mesmo local também foi reconhecido pela proteção da biodiversidade, servindo como refúgio para espécies ameaçadas.


E na conservação de estoques de carbono, a Eldorado Brasil demonstrou que as remoções de gases superam as emissões em suas florestas certificadas, tanto plantadas quanto nativas. Isso destaca o manejo responsável das florestas, contribuindo para o sequestro e armazenamento de carbono.


Esses resultados estão alinhados às boas práticas de ESG que garantem a conservação da biodiversidade, reforçando o compromisso da Eldorado Brasil com a sustentabilidade.