Atividades florestais da Eucatex: bioeconomia de ponta a ponta

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bioeconomia é “um mundo onde a biotecnologia contribui com parcela importante da produção econômica”. Em qual mundo estaria o setor de florestas plantadas, senão neste?
A bioeconomia está presente no setor florestal praticamente por toda sua existência, com melhoria contínua de processos, utilização de novas tecnologias, investimentos em Melhoramento Genético e consolidação dentro de um sistema de economia circular, fomentado dia a dia com o uso de recursos biológicos renováveis.
A Eucatex aprimora constantemente suas atividades de ponta a ponta, desde o manejo das florestas plantadas até seu produto final, promovendo ações e desenvolvendo soluções sustentáveis ao longo da cadeia produtiva, demonstrando que conservação e produção podem e devem caminhar lado a lado.
Diversas são as atividades de valor tecnológico desenvolvidas pela Eucatex e voltadas à bioeconomia. No início da cadeia temos o Programa de Melhoramento Genético, buscando a utilização de materiais que apresentem maior produtividade e melhor adaptação ao ambiente, com menor utilização de recursos naturais, contribuindo para a redução de insumos e de custos de produção.
Os cuidados e ações ambientais também integram importante parte dentro do conceito de bioeconomia. Como exemplos, temos: o controle de emissão de gases e a realização de sequestro de carbono da atmosfera através dos plantios de eucalipto, a utilização de práticas conservacionistas de preparo de solo, que visam menor ou zero impacto ao meio ambiente, as técnicas silviculturais adotadas a fim de manter as características físico-estruturais do solo e preservar a fertilidade e a biota do solo, o Manejo Integrado de Pragas em que a empresa prioriza os métodos não químicos de controle, como o uso de inimigos naturais através do controle biológico, os cuidados adotados para preservar e conservar a vegetação nativa, a fauna e os recursos hídricos, e os resíduos orgânicos da colheita mantidos em campo a fim de proporcionar a ciclagem de nutrientes.
A empresa determina e busca mitigar todos os riscos existentes e cuidados necessários para a proteção do meio ambiente, dos colaboradores e comunidades do entorno durante a execução de suas atividades.
Programa de Reciclagem
No final da cadeia, temos o Programa de Reciclagem de Madeira, que nasceu em 2004, quando a Eucatex, como pioneira na América Latina, instalou na cidade de Salto/SP uma Linha de Reciclagem de Madeira. Por meio do Programa de Reciclagem de Madeira, a empresa faz a captação de resíduos de madeira em um raio de até 100 km de Salto.
Os resíduos são oriundos de embalagens, paletes, pontaletes, retalhos de móveis, material de construção civil, madeiras diversas, devidamente selecionados e limpos, provenientes de empresas cadastradas no Programa, sendo que 100% do material coletado é utilizado exclusivamente como biomassa para geração de energia, abastecendo as caldeiras da Unidade Madeira, localizada na mesma cidade.
Atuação Social
Além disso, vale destacar a atuação social da Eucatex vinculada à bioeconomia, como exemplo, o desenvolvimento de programas voltados à sociedade, com benefícios diretamente extraídos das florestas, como o Programa de Apicultura, em que comunidades do entorno são beneficiadas por meio da renda obtida através da produção de mel em pasto apícola da Eucatex. São mais de 270 toneladas de mel produzidas nos últimos 7 anos, em cerca de 11 mil hectares de florestas de eucalipto, e mais de 15 famílias beneficiadas.
Por conta de todas as atividades desenvolvidas e todo valor ambiental e social gerado por meio do manejo que a empresa adota, a Eucatex possui certificações que atestam as boas práticas realizadas e o compromisso em manter altos padrões de atuação, priorizando o desenvolvimento sustentável.