Adami e a Apicultura: uma parceria sustentável para a comunidade e o meio ambiente
Muito mais do que cultivar florestas, a Adami se compromete com a promoção de projetos que promovam engajamento e benefícios mútuos nas comunidades onde a empresa possui suas unidades de manejo, bem como ao meio ambiente onde está inserida. A parceria voltada a produção de mel caracteriza-se pela instalação de aproximadamente 240 caixas de abelhas, distribuídas em quatro municípios e oito diferentes unidades de manejo, onde são cultivados e coletados anualmente cerca de 3 mil quilos de mel, incluindo variedades como o mel floral e o melato de bracatinga. Este modelo de parceria não implica custos para os apicultores, permitindo que eles se concentrem na produção de mel de qualidade.
Além de gerar renda e promover a economia local, a apicultura desempenha um papel vital na polinização, contribuindo para a manutenção e equilíbrio da diversidade da flora local. Com a ajuda das abelhas, as áreas de preservação se tornam mais resilientes, promovendo a biodiversidade e garantindo a continuidade das espécies arbóreas. A Adami apoia a atividade econômica de apicultura e também estimula práticas com impacto positivo no meio ambiente, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS da Agenda 2030, voltadas à melhoria na saúde e no bem-estar, promoção de cidades sustentáveis, combatendo as mudanças climáticas e garantindo a inclusão social.
O projeto de apicultura da Adami destaca-se pelo seu potencial de expansão. Embora atualmente a produção de mel esteja focada em duas variedades, a empresa está aberta a potencializar essa ação e estabelecer parcerias para a comercialização do produto no mercado. Além de comercializar mel de qualidade, a empresa também apoia a criação de um produto que representa o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade, reforçando assim a importância da apicultura como uma prática benéfica para todos os envolvidos.