Suzano apoia projeto de resgate da cultura local fortalecendo o empreendedorismo feminino

Suzano apoia projeto de resgate da cultura local fortalecendo o empreendedorismo feminino

A Suzano tem compromisso com o desenvolvimento sustentável e, seguindo sua meta de mitigar o problema da distribuição de renda até 2030, promove iniciativas que incentivem o crescimento social. Um desses casos é o projeto de artesanato Cerâmica Vargem do Tanque na região de Cunha (SP), apoiado pela companhia desde 2017.

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria com o Instituto Cultural de Cerâmica de Cunha (ICCC), que atende 15 mulheres da região, oferecendo cursos que ensinam processos como produção de argila e cerâmica primitiva. O grupo também recebe apoio do Instituto Mirí no processo de gestão e fortalecimento, além da comercialização das peças produzidas. Os itens são vendidos nas lojas de projetos sociais da empresa nas unidades Jacareí e Suzano, na Casa do Artesão em Cunha, em feiras nas cidades de Cunha e Paraty (RJ), além da venda direta.

Em 2020, o projeto registrou um aumento de 60% nas vendas em relação ao ano anterior, e hoje o grupo está em busca de novos mercados para seus produtos. A produção de cerâmica já representa 90% da renda de várias famílias e tem transformado a vida de mulheres na região. Inclusive, algumas ceramistas já possuem ateliês em suas propriedades na zona rural.

Para promover o turismo rural com foco na cerâmica, antes da pandemia do coronavírus, o projeto reunia grupos de visitantes nos locais de produção para abertura dos fornos, com direito a café caipira e retirada de peças comercializadas na ocasião.

Além do apoio inicial do ICCC, a Suzano formalizou, em 2020 e 2021, uma parceria com o SEBRAE, fortalecendo as questões de empreendedorismo e gestão de negócios.