Klabin apoia produtores rurais para a geração de renda

Klabin apoia produtores rurais para a geração de renda

O compromisso com as comunidades onde está inserida faz parte da essência da Klabin e está alinhado com a política de Sustentabilidade da companhia. Entre diversas ações sociais implementadas pelo país, a Klabin investe em programas sociais a fim de fortalecer o aumento e a geração de renda de produtores rurais e suas famílias.

Neste sentido, uma das ações de destaque é o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, de fortalecimento da agricultura familiar, realizado no Paraná desde 2015, em parceria com a Apremavi e Sebrae. A iniciativa, que já atendeu mais de 600 propriedades, abrange as etapas de produção, desde a adequação ambiental ao apoio à comercialização de alimentos, passando por ações de formação, diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo e cooperativismo. Nos últimos cinco anos do programa, mais de 70% dos agricultores relataram aumento de renda, resultado que vem associado à ampliação dos canais de comercialização, apropriação de novas tecnologias, organização produtiva e cuidados ambientais.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que resultou em medidas de distanciamento social, o Matas Sociais adaptou suas ações e investiu em tecnologia. As reuniões presenciais foram transformadas em encontros virtuais e um sistema de entrega de hortifrúti bem sucedido foi desenvolvido, tendo em vista que locais onde os agricultores vendiam seus produtos fecharam ou reduziram o fluxo de clientes. Além disso, foi criado um podcast chamado “Voz do Matas” com informações compartilhadas semanalmente nos grupos do Matas Sociais. Devido ao sucesso do programa, suas ações foram expandidas para Santa Catarina em 2020. 

Outra iniciativa da Klabin é o Programa de Apicultura e Meliponicultura, realizado em parceria com a Associação de Apicultores de Telêmaco Borba e a Cooperativa Caminhos do Tibagi, no Paraná. Por meio da ação, a companhia cede espaço em suas regiões de florestas para a criação de abelhas por pequenos e médios produtores rurais. 

O projeto, que existe desde 2005, soma esforços em duas frentes fundamentais, a contribuição para geração de renda local, e a preservação ambiental, pois as abelhas fazem a polinização das espécies vegetais. Nestes 16 anos de programa, já foram produzidas e comercializadas 185 toneladas de mel. Em 2018, o programa foi estendido aos municípios de Otacílio Costa, em Santa Catarina, e Angatuba, em São Paulo. 

As ações sociais contribuem de forma significativa com o cumprimento da Agenda Klabin 2030, denominada KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, que busca fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.